Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
15 de maio de 2017 às 07:31.

Eleição no Amazonas terá segundo turno

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Esta é a primeira rodada de pesquisas quantitativas que a #PESQUISA365 está publicando para o cargo de governador-tampão 2017, cujo período de campo ocorreu entre os dias 10 e 14 de maio. A amostra foi de 1.700 entrevistas, sendo 1.000 na capital e 700 no interior do Amazonas (em dez grandes colégios eleitorais).

Os municípios do interior amazonense que foram selecionados nesta pesquisa equivalem a, aproximadamente, 37% de todo o interior. A soma desse percentual com o dos eleitores da capital possibilitou à #PESQUISA365 captar mais de 75% do total de votos válidos no Amazonas.

Sobre a eleição suplementar para governador do Estado, na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) confirmou o calendário das eleições 2017. A votação do primeiro turno ocorrerá no dia 6 de agosto e, caso haja a necessidade de um segundo turno, ele será no dia 27 do mesmo mês.

O período das convenções partidárias para a definição dos candidatos vai de 12 a 16 de junho. Ou seja, da data da divulgação desta pesquisa até o fim das convenções é tempo suficiente para modificar os nomes aqui apresentados.

Portanto, esta primeira rodada de pesquisas da #PESQUISA365 procurou ser a mais ampla em oferecer ao eleitor amazonense uma relação de nomes bem pulverizada, apresentando todas as possibilidades que foram confirmadas para nós pelos próprios partidos e pelos possíveis candidatos, o que nos permitiu abrirmos um leque com onze nomes. Porém, acreditamos que esse número deverá ser reduzido após as convenções partidárias.

Estamos nos planejando para realizarmos uma segunda rodada de pesquisas na semana que antecede as convenções. Caso haja algum contratempo, nós faremos o novo estudo em todo o Amazonas alguns dias depois da definição dos nomes dos candidatos.

Mas é válido sempre nos lembramos de que, eleitoralmente, o Amazonas e Manaus são uma caixinha de surpresas, vide a eleição passada, para prefeito de Manaus, em que o vice de Marcelo Ramos, indicado nas convenções, era o jornalista Wilson Lima, no entanto, este foi substituído depois pelo deputado estadual Josué Neto.

O objetivo do estudo que apresentaremos agora é identificar a intenção de votos, de maneira estimulada, dos onze nomes escolhidos, com 1ª e 2ª opções, metodologia que possibilita estabelecer o potencial de votos dos nomes avaliados.

Também analisamos a rejeição dos nomes analisados e apresentamos três cenários para um possível segundo turno, considerando um nome fixo – o do senador Eduardo Braga – por uma simples razão: nas pesquisas realizadas por nossa empresa, para consumo interno, nos últimos seis meses, o peemedebista sempre apareceu na primeira colocação para o cargo de governador em 2018.

Portanto, no primeiro cenário temos Eduardo Braga contra Amazonino Mendes, no segundo, Eduardo Braga contra Rebecca Garcia, e, no terceiro, Eduardo Braga contra Marcelo Ramos. Logicamente que, após a definição das candidaturas em junho, nós apresentaremos outros possíveis cenários de segundo turno, dependendo do nível da força eleitoral dos demais concorrentes.

No bloco final desta pesquisa, baseados no atual momento do país por causa da Operação Lava Jato, perguntamos aos entrevistados qual dos onze candidatos é o mais corrupto e desonesto; qual o nome, entre os onze apresentados, que representaria a mudança na política amazonense, e, por último, quem estaria mais preparado para governar o Amazonas neste mandato tampão.

A margem de erro é de 2,4%, para mais ou para menos, e o grau de confiabilidade é de 95%. A equipe de campo foi composta por 16 pesquisadores, 03 supervisores e 01 gerente.

Na próxima sexta-feira, 19 de maio, após avaliarmos o impacto desta pesquisa e os últimos acontecimentos políticos locais, nós publicaremos um artigo analítico para apresentarmos a compreensão que temos a respeito desta eleição-tampão.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Entrevistas: 1.700

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”19721″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19722″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19723″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19724″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19725″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19726″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19727″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][vc_single_image image=”19728″ img_size=”full” style=”vc_box_shadow”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Fonte: #PESQUISA365.[/vc_column_text][vc_separator][vc_column_text]

Clique aqui para visualizar o relatório completo

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_column width=”1/2″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][/vc_column]

Comentários