O que você procura no blog?

O melhor lugar para encontrar serviços e informações. Simples, eficiente e rápido.

populares Jornal, Manaus, Durango Duarte, Blog do Durango
29 de janeiro de 2015 às 16:49.

Assistência Social? Vai no Budega…

Segundo o Manual Técnico de Orçamento do Governo do Estado do Amazonas, as Fontes de Recursos (FRs) 240 e 440 são verbas oriundas de Transferências do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) e suas aplicações são restritas “a projetos na área de Assistência Social, previamente aprovados pelo Governo Federal”.

Ao analisarmos os dados que direcionam para o que deveria ser a atividade-fim dos recursos públicos, resolvemos dividir o dinheiro do FNAS, no exercício de 2014, em uma tabela mês a mês. Como você pode observar abaixo, os maiores pagamentos ocorreram nos últimos três meses do ano passado (especialmente dezembro), com quase 60% do fundo. Ou seja, o pagamento foi segurado até o finalzinho do túnel…

Em um outro cruzamento, ranqueamos os quinze maiores credores que receberam os recursos do FNAS em 2014. E, pasmem… O segundo maior a ser fomentado pelo fundo foi um famoso bar e restaurante de classe média alta de Manaus – o Budega –, que recebeu cerca de R$ 290 mil pelo fornecimento de alimentação. E os projetos de assistência social previamente aprovados pelo Governo Federal? Estão no Budega? Na Sarubbi Informática? Nas passagens aéreas da Uatumã Empreendimentos Turísticos?

Sob outro ponto de vista, ordenamos os quinze maiores serviços que foram pagos pelo fundo de assistência social. Observe e tire você mesmo suas conclusões se há ou não desvio de finalidade.

A seriedade está passando a léguas de distância na execução do orçamento do Governo do Amazonas. E olha que estamos pegando um exemplo mínimo, pois representa somente 0,02% de todo o dinheiro do Estado, em 2014. Logicamente que todos esses gastos podem ter justificativa. Mas, que a gestão desses recursos está muito mal organizada, isso é fato.

Em outra oportunidade, publicaremos uma tabela para lhe mostrar como é feita toda a arrecadação dos fundos de recursos do Governo do Estado. E a partir daí, analisaremos caso a caso.

Comentários