Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
13 de setembro de 2018 às 15:36.

Quem serão os deputados estaduais do Amazonas em 2018?

compartilhar

Apontar as chances de eleição para as 24 vagas de deputado estadual da Assembleia Legislativa do Amazonas não é tarefa das mais simples. Mas, pela elevadíssima insistência de muitas pessoas, vou fazer esse exercício de probabilidades.

A minha base de referência é empírica, produto da minha observação que, por si só, possui um viés considerável, visto que é uma leitura excessivamente de Manaus.

Além de números, tem também o feeling do que vejo nas ruas, na internet (acompanho as redes sociais de praticamente todos os candidatos a deputado estadual), nas minhas visitas aos comícios e reuniões e, claro, um pouco da experiência sobre o comportamento do eleitorado amazonense.

Hoje, inicio essa leitura apresentando as chances de cada coligação. É possível que volte a fazer outra na semana da eleição. É o máximo que posso fazer para os meus amigos, leitores e às pessoas que até na rua me pedem os números de deputado estadual.

 

EU VOTO NO AMAZONAS IV (Amazonino Mendes)
Partidos: PP, PR, PPL e SD

A linha de corte desta coligação é de 30 mil votos. Quem obtiver uma votação a partir dessa linha de corte terá uma vaga garantida.

Esta chapa possui cinco deputados que estão buscando a reeleição: Cabo Maciel (PR), Sabá Reis (PR), Belamino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP) e Wanderley Dallas (SD). Entretanto, somente três deles poderão se reeleger.

A “Eu Voto no Amazonas IV” deverá fazer também mais um deputado e os favoritos a essa vaga são a vereadora Joana D’Arc (PR), Dra. Mayara (PP) e Eduardo Saraiva (SD).

Sobre a Dr. Mayara, não a conheço, mas estou impressionado com a campanha multimilionária que a candidata possui. Há muitos anos não vejo tanto dinheiro jogado numa campanha eleitoral.

 

EU VOTO NO AMAZONAS V (Amazonino Mendes)
Partidos: PTB, PSL e PHS
Linha de corte: 20 mil votos

Deverá eleger dois deputados estaduais e possui altíssima probabilidade de fazer mais um. Neste momento, consigo perceber, pelo olhar da capital, os nomes de Wilker Barreto (PHS), Sildomar Abtibol (PHS), Felipe Souza (PHS), Major Fabio Huss (PSL) e Joãozinho Miranda (PHS).

Não descarto nenhum outro nome desta coligação, mas os mencionados acima possuem volumetria e uma presença mais efetiva, principalmente em Manaus. Como não tenho instrumentos do interior, prefiro citar somente os cinco.

Comentários