O que você procura no blog?

O melhor lugar para encontrar serviços e informações. Simples, eficiente e rápido.

populares Jornal, Manaus, Durango Duarte, Blog do Durango
26 de janeiro de 2017 às 13:15.

A escola de samba preferida dos manauaras

Com a proximidade da quadra carnavalesca, apresento este trabalho, que tem por objetivo conhecer a preferência do manauara por Escolas de Samba do Rio de Janeiro e Manaus. É a primeira vez que incluímos as Escolas de Samba do Rio de Janeiro e a segunda, as Escolas de Samba de Manaus.

Foram realizadas 1.100 (mil e cem) entrevistas do dia 13 ao dia 16 de janeiro de 2017. A margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.  Do total de entrevistados, 47% pertencem ao sexo masculino e 53% ao sexo feminino (ver tabela com o perfil dos entrevistados).

A pesquisa apurou empates técnicos na liderança da preferência do manauara pelas Escolas de Samba, tanto do Rio de Janeiro, quanto de Manaus. No Rio lideram Mangueira e Beija-Flor que, juntas, totalizaram 24,6%; em Manaus, as preferidas são Reino Unido da Liberdade, A Grande Família e Mocidade Independente de Aparecida, que somaram 38,7%. Dentro da margem de erro, não dá para apontar com absoluta certeza qual a mais querida do Rio, nem de Manaus.

Em Manaus a quarta colocada isolada é a Vitória Régia. Na quinta posição a Unidos do Alvorada, com 3,0%. As demais 12 Escolas estão empatadas tecnicamente, juntas, obtiveram menos citações que a quinta posicionada.

Registre-se que mais da metade dos entrevistados, quer em relação às Escolas de Samba do Rio de Janeiro, quer em relação às Escolas de Samba de Manaus, responderam “Nenhuma”.  Sendo 59,1% para as Escolas de Samba de Manaus e 66,3% para as do Rio de Janeiro.

Em Manaus, Reino Unido e Aparecida têm um bom desempenho entre as pessoas de nível superior. No contraponto está a Grande Família, que concentra um maior número de pessoas com baixa escolaridade.

Possivelmente os jovens manauaras apreciem outros gêneros musicais, o que explica o crescente desinteresse por Escolas de Samba e o aumento do interesse por blocos carnavalescos.

Um total de 43% dos entrevistados professa a religião Evangélica/Protestante, destes, 18% indicaram uma escola de preferência, o que pode significar memória eufórica do período que ainda não haviam sido convertidos ou que, não necessariamente, desgostem do carnaval.

PERFIL DA AMOSTRA

Entrevistas: 1.100

Masculino - 515 entrevistas

Feminino - 585 entrevistas

Idade

De 16 a 24 anos 22%
De 25 a 34 anos 27%
De 35 a 44 anos 24%
Mais de 45 anos 27%

Escolaridade

Ensino Fundamental 24%
Ensino Médio 53%
Ensino Superior 23%

Religião

Católico 43%
Evangélica / Protestante 41%
Outras religiões 1%
Acredita em Deus, mas não tem religião / Sem religião 14%

ESCOLAS DE SAMBA DE MANAUS

Durango Duarte - A escola de samba preferida dos manauaras
Durango Duarte - A escola de samba preferida dos manauaras

ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO

Durango Duarte - A escola de samba preferida dos manauaras
Durango Duarte - A escola de samba preferida dos manauaras

ESCOLAS DE SAMBA MANAUS X ESCOLAS DE SAMBA RIO DE JANEIRO

Durango Duarte - A escola de samba preferida dos manauaras
PDF

Relatório completo

Fonte: #PESQUISA365.

Comentários