O que você procura no blog?

O melhor lugar para encontrar serviços e informações. Simples, eficiente e rápido.

populares Jornal, Manaus, Durango Duarte, Blog do Durango
24 de dezembro de 2014 às 08:05.

Início da carreira política de Fábio Lucena

compartilhar
Matéria do Jornal do Commercio de 24 de dezembro de 1972
Fábio Lucena foi eleito o vereador mais bem votado de Manaus em 15 de novembro de 1972 com 8.436 votos

Dividindo a sua atividade como homem da imprensa, começou sua carreira política ao eleger-se vereador à Câmara Municipal de Manaus em 1972, quando travou uma batalha judicial das mais ferrenhas, a fim de transformar o processo de impugnação de seu mandato, em eleição efetiva. Inicialmente, segundo o próprio Fábio, em artigo em que homenageou o saudoso juiz Dr. Luiz Augusto Santa Cruz Machado, intitulado Cruz Santa a Menos, ao analisar o processo contra a eleição do vereador, Dr. Cândido Honório, juiz da primeira Zona Eleitoral, percebendo a injustiça pretendida não acolheu a impugnação e recorreu de ofício ao Tribunal Eleitoral, tendo sido nomeado o desembargador da mesma forma, recomendou ao Tribunal, a confirmação do despacho do Juiz. Foi quando entrou em cena, relatando o processo, o juiz Luiz Augusto Santa Cruz Machado, que num voto contundente, sentenciou a favor do vereador eleito.

Começou assim, com essa luta jurídica, a vida parlamentar de um dos mais influentes e veementes oradores das tribunas políticas, conhecido no Amazonas. Fábio era um erudito nas palavras, um perfeito tribuno nos gestos e um artista da oratória, quando usava o púlpito. Deleitava e extasiava plateias, com seu verbo bem colocado e com palavras capazes de destruir mitos endeusados e políticos despreparados, para replicarem as suas máximas e aforismos.

Fonte: ANTONACCIO, Gaitano. Políticos influentes no Amazonas (1889 a 2005). Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 2006.

Comentários