Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
31 de março de 2023 às 15:00.

A decadência da extração da borracha na Amazônia no século XX

compartilhar

Durante o auge da extração da borracha na Amazônia, no final do século XIX e início do XX, a região viveu um período de grande prosperidade econômica. No entanto, com a descoberta de novas fontes de borracha na Ásia, a produção amazônica perdeu competitividade e entrou em decadência.

A crise se agravou com a Segunda Guerra Mundial, quando a produção asiática foi interrompida. O que fez com que os Estados Unidos financiaram a instalação de seringais na região para suprir a demanda. Com o fim da guerra e a retomada da produção asiática, a atividade na Amazônia voltou a declinar.

Hoje, a extração da borracha ainda é uma atividade importante na Amazônia, mas em escala muito menor do que no passado. O legado dessa época pode ser visto em diversas cidades da região. Manaus e Belém, tiveram um grande desenvolvimento durante o período áureo da borracha.

Em resumo, a extração da borracha na Amazônia foi uma atividade que trouxe riqueza e desenvolvimento para a região, mas que entrou em decadência com a concorrência asiática e a mudança dos padrões de consumo.

Comentários