Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
17 de março de 2024 às 10:00.

A História e Evolução do município de Silves

compartilhar

Silves, um município integrante da Região Metropolitana de Manaus, se estende por 2.216,817 km², situado na 8ª Sub-região do Médio Amazonas, na Mesorregião do Centro Amazonense. A cidade, que fica a 283 km de Manaus em linha reta, compartilha fronteiras com Itapiranga, Urucurituba e Itacoatiara. Abrigando assim, uma população de 11.559 habitantes. Este município se destaca por sua rica história e localização estratégica.

A fundação de Silves remonta à missão religiosa de Saracá, estabelecida em 1660 pelo frei Raimundo da Ordem das Mercês. O nome original da cidade faz alusão ao então, lago de Saracá, situado na confluência com o lago Canaçari e o rio Urubu, onde, em 1663, o capitão Pedro da Costa Favela desembarcou para enfrentar a resistência indígena contra a escravização, a mando do governador Rui Vaz de Siqueira.

Com o estabelecimento da Capitania de São José do Rio Negro no século XVIII, seu primeiro governador, Joaquim de Melo e Póvoas, iniciou seu mandato em 1758 e, durante sua gestão até 1760, promoveu a elevação de várias aldeias a vilas, adotando nomes portugueses. Em 7 de março de 1759, a aldeia de Saracá foi elevada a vila de Silves. Uma honra que perdeu temporariamente em 25 de junho de 1833 com a criação da Comarca do Alto Amazonas, sendo assim, rebaixada a freguesia.

A lei nº 4, aprovada pela Assembleia Provincial em 21 de outubro de 1852, após a fundação da província do Amazonas em 1850, restituiu a Silves seu status de vila. Oficialmente reinstalada em 14 de março de 1853. Avançando até a década de 1870, Silves se desvinculou da então, comarca de Manaus, integrando-se à de Itacoatiara.

Um marco significativo na história de Silves foi então, a conquista de sua emancipação política definitiva sob a administração do governador Plínio Coelho. Através da lei nº 117 de 29 de dezembro de 1956, após períodos alternados de associação com Itapiranga.

A instalação oficial de Silves como município ocorreu em 23 de janeiro de 1957, data que hoje se celebra o aniversário da cidade. Importante destacar, o material promocional da prefeitura de Silves enfatiza o legado histórico da missão de Saracá. Marcando assim, o início da história de Silves a partir de 1663.

Fonte: IDD

Comentários