Benjamin Constant é um município repleto de história, situado na Mesorregião do Sudoeste Amazonense, na 1ª Sub-região do Alto Solimões. Com uma área de 8.705,441 km², conforme dados do IBGE de 2022, e uma população de 37.648 habitantes, a cidade está estrategicamente localizada a 1.116 km de Manaus, fazendo fronteira com Tabatinga, São Paulo de Olivença, Ipixuna, Eirunepé, Atalaia do Norte, e a República do Peru.
A origem de Benjamin Constant remonta ao século XVIII, com a fundação da aldeia do Javari pelos jesuítas, habitada pelo povo Ticuna. Esta aldeia foi inicialmente designada para se tornar a capital da Capitania de São José do Rio Negro em 1755, por decreto do rei Dom José I, embora tal plano nunca tenha se concretizado.
O município, anteriormente conhecido como Remate de Males e Vila Esperança. Foi oficialmente estabelecido em 29 de janeiro de 1898, após desmembramento de São Paulo de Olivença. Apesar de brevemente perder seu status em 1901, Benjamin Constant foi rapidamente restabelecido como município e, em 1938, elevado à categoria de cidade.
A denominação de Benjamin Constant foi inspirada pelo general Benjamin Constant Botelho de Magalhães, figura chave na fundação da República Brasileira. E foi sugerida pelo general Cândido Mariano Rondon nos anos 1930. Em 1968, a cidade foi classificada como Área de Segurança Nacional, destacando sua importância estratégica para o país.
Fonte: IDD