Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
19 de março de 2024 às 10:00.

Borba: História e Cultura

compartilhar

Borba, um município com vasta área de 44.236,184 km² situado na 5ª Sub-região da Região do Madeira, na Mesorregião do Sul Amazonense. Distante 155 km de Manaus em linha reta, faz fronteira com Maués, Novo Aripuanã, Apuí, Manicoré, Beruri, Autazes, Nova Olinda do Norte, Careiro e o estado de Mato Grosso. Este município abriga uma população de 33.080 habitantes, orgulhosamente conhecidos como borbenses.

A origem de Borba remonta à então antiga aldeia de Trocano, fundada em 1724 pelo padre jesuíta José Sampaio. Com a instituição da Capitania de São José do Rio Negro, essa aldeia ganhou status de vila. Em 1º de janeiro de 1756, por determinação do então governador do Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Renomeada como Borba, a Nova, ela se orgulha de ser a primeira vila da nova capitania.

No ano de 1833, Borba viu sua condição de vila sendo rebaixada para freguesia. Adotando o nome de Araretama e ficando subordinada ao Termo Judiciário de Maués. Uma lei provincial nº 71, de 1856, mais tarde a transferiu para o Termo de Manaus. Após várias alterações de status, entre ser elevada novamente a vila e extinta, Borba alcançou assim, a emancipação definitiva. Em 26 de setembro de 1888, por meio da lei nº 781, com território desmembrado de Manaus.

Com a Proclamação da República, Borba teve sua confirmação como município pela lei nº 33, de 4 de novembro de 1892. Tal situação posteriormente ratificada pelo decreto-lei estadual nº 68, de 31 de março de 1938, elevando Borba à categoria de cidade. O nome do município faz homenagem à então cidade de mesmo nome localizada no distrito de Évora, na região do Alentejo, Portugal.

Um dos eventos mais significativos de Borba é o Festejo de Santo Antônio, a maior festa religiosa do Amazonas. Este evento anual, além de ser um momento de grande celebração e devoção, teve seu reconhecimento pelo governo do estado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, conforme estabelecido pela lei nº 5.975/2022.

Fonte: IDD

Comentários