Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
13 de março de 2024 às 10:00.

Caapiranga: A Folha Vermelha do Amazonas

compartilhar

Caapiranga, um município encantador com uma extensão territorial de 9.455,539 km², situa-se na 7ª Sub-região/Região do Rio Negro-Solimões, integrando a Mesorregião do Centro Amazonense. Distante 140 km de Manaus, conectada assim, por linhas imaginárias que atravessam a vastidão amazônica. Caapiranga compartilha suas fronteiras com Manacapuru, Anamã, Codajás e Novo Airão. Este município, lar de 13.469 habitantes orgulhosamente denominados caapiranguenses.

A história de Caapiranga começa então, com sua criação como distrito do município de Manacapuru, um ato formalizado pelo decreto-lei estadual nº 176, em 1º de dezembro de 1938. Esta inicial atribuição administrativa marcou o início de uma jornada que, ao longo das décadas, testemunharia lutas e aspirações pela autonomia municipal. A primeira expressão significativa dessa luta ocorreu em 9 de abril de 1963, pela lei estadual nº 7. A tentativa de emancipação foi brevemente revertida no ano seguinte, em 24 de julho de 1964, pela lei estadual nº 41, a qual reafirmou a vinculação a Manacapuru.

A Assembleia Legislativa do Estado, liderada pelo deputado estadual Homero de Miranda Leão, promulgou a emenda constitucional nº 12 em 10 de dezembro de 1981, alcançando a emancipação política definitiva de Caapiranga. Este marco legal concedeu finalmente ao município seu status autônomo. A Mesa da Assembleia Legislativa do Estado oficializou este novo capítulo em 16 de dezembro do mesmo ano. Esta transformação não somente redefiniu o mapa político-administrativo da região, mas também reforçou a identidade e a soberania local.

Fonte: IDD

Comentários