Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
18 de março de 2024 às 10:00.

Envira: Berço Histórico e Cultural da Amazônia

compartilhar

Envira, um município extenso com 7.505,794 km² segundo o IBGE em 2022, marca sua presença na 4ª Sub-região da Região do Juruá, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense. Localizado a 1.218 km de Manaus em linha reta. Envira faz fronteira com Pauini, Eirunepé, Itamarati e o estado do Acre, abrigando uma população de 17.186 habitantes. Este município, enraizado na margem direita do rio Tarauacá, carrega uma rica história e uma diversidade cultural única.

A origem de Envira remonta à antiga comunidade de Pacatuba, fruto da então imigração de nordestinos que buscaram novas oportunidades na região no auge do Ciclo da Borracha, no início do século XIX. Essa imigração nordestina trouxe consigo tradições, costumes e um forte senso de comunidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento e a identidade de Envira. O nome “Pacatuba” homenageia uma cidade cearense, refletindo assim, as raízes nordestinas dos primeiros habitantes.

A transformação de Envira em município ocorreu em 1955, por meio da lei nº 96, de 19 de dezembro. Este ato legislativo delineou o território de Envira, desmembrando-o de Eirunepé e Carauari, estabelecendo as fundações administrativas e geográficas do município. A escolha do nome “Envira” homenageia o rio de mesmo nome, um importante afluente do rio Tarauacá, reforçando assim, a ligação intrínseca da cidade com seu ambiente natural e hídrico.

A instalação oficial de Envira como município, ocorrida em 31 de janeiro de 1962, marcou o início de uma nova era para a região. Desde então, Envira tem evoluído, preservando sua história enquanto se adapta às necessidades contemporâneas. Este município não apenas celebra sua herança cultural e histórica, mas também destaca-se como um testemunho da resiliência e da riqueza da região amazônica. Envira, com sua história enraizada na imigração e no desenvolvimento econômico, continua a ser um pilar importante no Sudoeste Amazonense. Mantendo viva a memória do Ciclo da Borracha e da migração nordestina que moldou sua identidade.

Fonte: IDD

Comentários