Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
16 de março de 2024 às 10:00.

Explorando o Careiro Castanho

compartilhar

Careiro Castanho, integrante da Região Metropolitana de Manaus, se estende por uma área territorial de 6.096,212 km². Localizando-se na 7ª Sub-região/Região do Rio Negro-Solimões, na Mesorregião do Centro Amazonense. Este município encontra-se a 124 km de Manaus em linha reta e faz fronteira com Autazes, Borba, Careiro da Várzea, Manaquiri, Iranduba, Manaus e Itacoatiara. Atualmente, Careiro Castanho abriga uma população de 30.792 habitantes, conhecidos como careirenses, vivendo em uma área que é um verdadeiro espelho da diversidade e da riqueza natural da Amazônia.

A história do distrito do Careiro começa em 1º de dezembro de 1938, quando a lei estadual nº 176, sob a jurisdição de Manaus, o instituiu. A transformação deste distrito em município autônomo ocorreu em 19 de dezembro de 1955, através da lei estadual nº 99. Esta lei também designou a vila do Careiro, situada na margem esquerda do paraná de mesmo nome, como a sede do município. Este momento marcou um passo significativo na organização territorial e administrativa da região, consolidando a importância de Careiro no contexto estadual e regional.

O nome “Careiro” deriva da expressão “caminho de índio”, fazendo alusão aos trajetos fluviais naturais que atravessam a região, especialmente o rio que corta o município. Esta denominação não apenas reflete a rica história cultural e a herança indígena do local. Mas também sublinha a importância dos cursos d’água para a vida, a economia e a cultura das comunidades que habitam Careiro Castanho. Este município, com sua singularidade geográfica e cultural, se destaca como um elo vital na compreensão e na exploração da Amazônia Central.

Fonte: IDD

Comentários