Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
20 de março de 2024 às 10:00.

Manaquiri: Sua evolução

compartilhar

Manaquiri, situado na Região Metropolitana de Manaus e abrangendo uma área de 3.973,258 km² conforme o IBGE em 2022, destaca-se na 7ª Sub-região da Região do Rio Negro – Mesorregião do Centro Amazonense. A apenas 60 km de Manaus, este município faz fronteira com Iranduba, Careiro, Careiro da Várzea, Beruri e Manacapuru. E abriga uma população de 17.107 habitantes, orgulhosamente conhecidos como manaquirenses.

O início de Manaquiri, marcado pelas confluências dos rios Solimões e Negro, tem suas origens nas margens do lago do Jaraqui, razão pela qual foi chamada vila do Jaraqui. Esta área testemunhou a chegada de muitos imigrantes nordestinos na segunda metade do século XIX. Impulsionados pela então promissora exploração da seringueira amazônica, com uma significativa presença de cearenses.

A evolução de Manaquiri como uma comunidade distinta começou com a criação do distrito do Careiro em 1938, subordinado a Manaus. Esta fase durou até 1955, quando o Careiro se emancipou da capital. Tornando-se um município independente e incorporando subdistritos como Careiro, Curari, Garupá, Mamori, Janauacá, São Joaquim e Manaquiri em sua jurisdição.

A trajetória para a autonomia de Manaquiri teve início nos anos 1980, com a emenda constitucional nº 12 de 10 de dezembro de 1981, estabelecendo o distrito de Manaquiri como município autônomo, embora depois tenha ocorrido sua revogação. No entanto, em 25 de fevereiro de 1982, o decreto nº 6.158 reafirmou a criação do município de forma oficial.

Após várias tentativas e revogações, a lei nº 1.707, de 23 de outubro de 1985, finalmente confirmou Manaquiri como cidade. Anexando partes dos territórios de Careiro, Manacapuru e Borba. Esta conquista teve seu reconhecimento oficialmente com a sanção da lei nº 161 em 12 de dezembro de 1990 pelo prefeito Raimundo Rodrigues Irmão (Pureza). Que definiu 25 de fevereiro de 1982 como a data oficial de aniversário da cidade.

O nome Manaquiri possui significados que refletem a rica biodiversidade e herança cultural da região. Uma interpretação sugere que deriva de “Maraquiri”, combinando “marah” (animal roedor ou formiga) com “kiri” (cabeça pequena), enquanto outra interpretação associa “Manaquiri” a “manah” (uma planta medicinal) e “kiri”. Ambas as origens sublinham a conexão intrínseca da cidade com o ambiente natural e a tradição indígena.

Fonte: IDD

Comentários