Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
26 de março de 2023 às 10:00.

Pirarucu, o bacalhau da Amazônia: características, receitas e curiosidades

compartilhar

O pirarucu é um peixe de água doce que pode chegar a medir até três metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos. Conhecido como o bacalhau da Amazônia, é um dos peixes mais apreciados e cobiçados do mundo. Com sua carne branca e firme, é utilizado em diversas receitas, desde grelhados até ensopados e moquecas.

Além de ser saboroso, o pirarucu também é bastante nutritivo, rico em proteínas, vitaminas e minerais. Ele é um peixe de escamas e tem uma coloração que varia do cinza ao verde-oliva. Sua pesca é regulamentada para garantir a sua preservação e a sustentabilidade da pesca na região amazônica.

A culinária amazônica oferece diversas opções de pratos com pirarucu, como a moqueca, o escondidinho e o famoso pirarucu de casaca. O peixe também pode ser encontrado em restaurantes especializados em frutos do mar em outras regiões do Brasil e até em outros países.

Apesar de ser bastante consumido, o pirarucu ainda é rodeado de curiosidades. Uma delas é que, assim como o bacalhau, ele pode ser salgado e seco para conservação, sendo exportado para outros países. Além disso, o pirarucu é um peixe de respiração aérea, ou seja, ele pode ficar até 20 minutos fora da água respirando através de um órgão localizado na boca.

O pirarucu é um peixe único e exótico, que encanta tanto pelo seu tamanho quanto pelo seu sabor. Se você tiver a oportunidade de experimentá-lo em uma de suas diversas receitas, não deixe de provar essa iguaria amazônica!

Comentários