Santa Isabel do Rio Negro, com seus 62.800,078 km², é um município situado na 6ª Sub-região do Alto Rio Negro, na Mesorregião do Norte Amazonense. A 620 km de Manaus, ele compartilha fronteiras com Barcelos, Maraã, Japurá, São Gabriel da Cachoeira e até com a Venezuela. Abrigando uma comunidade de 14.164 habitantes. Este município, enraizado em ricas tradições e uma história complexa, reflete a diversidade e a profundidade cultural da região.
Originado como distrito sob o município de São Gabriel, Santa Isabel viu sua primeira instituição legal em 1907 e 1911, marcando o início de sua trajetória administrativa. Uma reviravolta significativa ocorreu em 1943. Quando o nome de Santa Isabel foi alterado para Tapuruquara, acompanhando a mudança de São Gabriel para Uaupés, redefinindo sua identidade na região.
A transição de Tapuruquara para a categoria de município sob o nome de Ilha Grande em 1956, graças à legislação estadual, foi um passo crucial na sua evolução autônoma. Contudo, foi a lei estadual de 1970 que solidificou sua identidade atual como Santa Isabel do Rio Negro, uma homenagem a Santa Isabel de Portugal feita por um padre português, celebrando assim suas raízes históricas e culturais profundas.
Fonte: IDD