Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
11 de março de 2024 às 10:00.

Tapauá: A Joia do Purus

compartilhar

Tapauá, município com uma vasta área de 84.946,035 km², está situado na 3ª Sub-região da Região do Purus, na Mesorregião do Sul Amazonense. Distando 450 km de Manaus em linha reta, este município se destaca pela sua localização estratégica, fazendo fronteira com as cidades de Anori, Beruri, Manicoré, Humaitá, Canutama, Lábrea, Itamarati, Carauari, Tefé e Coari. Com uma população de 19.599 habitantes, Tapauá é um município que mantém viva a essência da Amazônia de seus cidadãos, os tapauenses.

A história de Tapauá teve um marco inicial com a criação do distrito Boca do Tapauá, através da lei nº 176 de 1º de dezembro de 1938, estando na época subordinado à cidade de Canutama. Este momento histórico representou o primeiro passo no desenvolvimento administrativo e organizacional da região. Estabelecendo as bases para o que viria a ser, posteriormente, a emancipação e formação do município de Tapauá.

A emancipação política de Tapauá se concretizou em 19 de dezembro de 1955, por meio da sanção da lei estadual nº 96. Esse ato não apenas elevou Tapauá à categoria de município mas também marcou a oficialização de seu nome, uma homenagem ao rio Tapauá, um dos principais afluentes do rio Purus. Este rio, que atravessa a cidade, não é apenas uma via de água; é essencial para o transporte, a economia e a cultura local.

O nome “Tapauá” reflete a profunda conexão entre a cidade, seus habitantes e o ambiente natural circundante. A cidade, com seu nome derivado do rio que lhe é tão vital, simboliza a interdependência entre a comunidade e seus recursos naturais. Tapauá, portanto, não é apenas um ponto no mapa da Amazônia. É um exemplo vivo de sustentabilidade, história e cultura amazônica.

Fonte: IDD

Comentários