Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
14 de março de 2024 às 10:00.

Tonantins: A Jornada para a Emancipação

compartilhar

Tonantins, um município que ocupa uma área de 6.446,894 km², situa-se na 1ª Sub-região/Região do Alto Solimões, parte da Mesorregião do Sudoeste Amazonense. Este município, que dista 867 Km de Manaus em linha reta, compartilha suas fronteiras com Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá e Japurá. Com uma população de 19.247 habitantes, Tonantins se orgulha de sua identidade única e de seu espírito comunitário.

A história de Tonantins, assim como sua identidade política, começou a tomar forma definitiva com a emenda constitucional nº 12, de 10 de dezembro de 1981. Esta emenda foi um marco crucial, pois marcou a oficialização de sua emancipação política. Antes disso, Tonantins era um distrito, dependente do município de Santo Antônio de Içá, aguardando o momento de sua autonomia.

Com a promulgação dessa emenda, Tonantins finalmente se tornou um município independente, adotando a denominação atual e iniciando um novo capítulo em sua história. A transformação de distrito para município independente não apenas fortaleceu a governança local, mas também instilou um sentimento de orgulho e pertencimento entre os tonantinenses.

Hoje, Tonantins se destaca como um município vibrante e cheio de potencial na região do Alto Solimões. A jornada desde a sua emancipação até agora ilustra a resiliência e a determinação de sua gente em moldar seu próprio destino. Enquanto Tonantins continua a crescer e se desenvolver, sua história de autonomia serve como um lembrete poderoso de sua capacidade de superação e de sua rica herança cultural.

Fonte: IDD

Comentários