Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
2 de abril de 2023 às 15:00.

Tucumã: O Versátil e Nutritivo Fruto Amazônico

compartilhar

O tucumã é um fruto amazônico, proveniente da palmeira tucumãzeiro. Repleto de sabor e nutrientes, o tucumã tem sido cada vez mais apreciado e utilizado em diferentes contextos.

De formato oval e casca alaranjada, seu interior revela uma polpa amarela e cremosa, envolvendo um caroço duro. O sabor do tucumã é único, combinando assim notas de doçura e acidez, com textura macia e oleosa.

Nutricionalmente, o tucumã é uma fonte rica de vitaminas A e C, ácidos graxos essenciais, antioxidantes e fibras. Sua composição traz benefícios à saúde, como a promoção da saúde ocular, fortalecimento do então sistema imunológico e melhora da digestão.

Na culinária, o tucumã é muito versátil. Pode ser consumido in natura, cozido ou assado, sendo utilizado em pratos típicos da região amazônica. Em Manaus, por exemplo, é comum combiná-lo com pão e queijo, formando o delicioso “X-Caboquinho”.

Além do consumo alimentar, o tucumã tem outras utilizações. O óleo extraído de suas sementes é empregado na indústria cosmética, em produtos como cremes hidratantes e óleos corporais, devido às suas propriedades emolientes e nutritivas.

Em resumo, o tucumã é um fruto amazônico com múltiplos usos e benefícios. Sua versatilidade e riqueza nutricional o tornam um ingrediente especial, tanto na gastronomia quanto na indústria de cosméticos, destacando a importância da biodiversidade da região.

Comentários