Esta é a segunda pesquisa de uma série que divulgaremos ao longo deste primeiro semestre, sempre abordando temas do cotidiano do manauara. A primeira revelou quais são as Escolas de Samba preferidas pelo manauara, a que hoje divulgamos, tem por objetivo conhecer a preferência ou torcida pelos times de futebol. As próximas mostrarão qual o boi bumbá mais querido, qual a praça mais bonita, qual a rua que melhor representa Manaus, dentre outras.
Há 25 anos fizemos a primeira de cinco pesquisas realizadas para identificar qual a preferência do torcedor manauara por times de futebol do Brasil. Tanto naquela quanto nas pesquisas posteriores, Flamengo e Vasco sempre estiveram ocupando as mesmas posições. Na primeira pesquisa o Flamengo obteve 40% e agora 39%, uma redução insignificante após tantos anos. O Vasco, que já foi dono de uma fatia de 20%, caiu 2,3% e agora tem 17,7% de simpatizantes. Duas constatações insofismáveis: o Flamengo tem o dobro de torcedores do Vasco e os dois times cariocas, juntos, representam mais de 55% da preferência do torcedor manauara.
O jovem torcedor ao fazer sua escolha por um time, na maioria das vezes, sofre influência do pai ou opta pelo clube que ganhou o campeonato do seu Estado. Se for torcedor de regiões cuja participação dos clubes no cenário nacional seja inexpressiva, escolhe o campeão brasileiro do ano.
Historicamente o manauara, em sua maioria, quando tem a oportunidade de conhecer outra capital, escolhe o Rio de Janeiro. Isso também concorre para que a sua preferência clubista, no cenário nacional, recaia sobre e principalmente, Flamengo e Vasco.
O Canal 100, um cinejornal brasileiro que funcionou até o ano 2000, era muito esperado pelos frequentadores das salas de cinema do Brasil, especialmente nas décadas de sessenta e setenta. Trazia um resumo da semana dos eventos de destaque do país e também do futebol e era exibido antes da sessão cinematográfica. Talvez por ter a sua sede no Rio de Janeiro, o compacto do jogo apresentado, em sua esmagadora maioria, era dos quatro grandes do Rio (Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense), certamente isso também contribuiu para que o futebol carioca conquistasse mais simpatizantes que dos demais estados do Brasil.
A chegada da TV trazendo transmissões diretas de jogos pelo campeonato nacional e o sucesso de outras equipes não cariocas, especialmente de São Paulo, concorreu para que surgissem simpatizantes de equipes paulistas.
São Paulo, Palmeiras e Corinthians disputam a terceira colocação. Dentro da margem de erro, qualquer um deles pode ocupar essa posição, o que determinará qual estará mais bem colocado em pesquisas futuras, serão os títulos que vierem a conquistar.
Botafogo e Fluminenses disputam a sexta colocação. A oitava posição é ocupada pelo Santos. Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Atlético Mineiro estão na opção Outros Times.
Um detalhe que chama a atenção nesta pesquisa é o percentual de torcedores do Fluminense e Botafogo, que, em sua maioria, têm idade superior a 45 anos.
Não surpreende, por ser cultural, que 31% das mulheres não torçam ou não gostem de futebol e esse número despenque para 9%, quando o torcedor é do sexo masculino. Curiosa é a proporcionalidade da distribuição dos torcedores do Corinthians (5% masculino e 4% feminino).
Um dado inequívoco obtido nesta pesquisa é a de que o manauara não tem qualquer relação de simpatia pelos times locais. Os clubes sequer são lembrados, é como se não existissem, um futebol feito para menos de dez mil torcedores, menos de 1% da população de moradores com mais de 15 anos, estimada em 1.400.000. Destes, mais de 500.000 são flamenguistas.
A coleta de dados ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro de 2017 e a margem de erro é de 3,0% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.
Fonte: #PESQUISA365.
https://blogdodurango.com.br/escola-de-samba-preferida-dos-manauaras”
Pesquisa de opinião com o objetivo de conhecer a preferência ou torcida das escolas de samba do Rio de Janeiro e de Manaus no Carnaval 2017.
Avaliação dos últimos acontecimentos na área de segurança em Manaus e seus desdobramentos perante a sociedade, entre outros fatores.