Cansado de não conseguir converter leads em vendas? Veja aqui alguns dos erros mais comuns que impedem a conversão de potenciais clientes.
Lembre-se: não basta apenas gerar leads se você não tem estratégias consistentes para nutri-los até a conversão.
4 Erros que impedem você de transformar leads em venda
Cansado de não conseguir converter leads em vendas? Veja aqui alguns dos erros mais comuns que impedem a conversão de potenciais clientes.
Lembre-se: não basta apenas gerar leads se você não tem estratégias consistentes para nutri-los até a conversão.
Conheça alguns dos erros para não cometer na sua conversão de leads:
1. Não conhecer o público-alvo: a fase da pesquisa é essencial
Entender o potencial cliente é o começo do processo. Por isso, não pule a etapa de pesquisa, por mais que você acredite já conhecer. Pesquisar nunca é demais.
O erro na identificação do público-alvo é um dos mais cometidos. Para evitar isso, a tecnologia pode ser uma aliada no processo de comunicação durante a venda. Mas é preciso saber usá-la profissionalmente.
2. Setores não alinhados: marketing e vendas precisam trabalhar juntos
Também é muito comum que os setores de marketing e vendas trabalhem separadamente, não apenas em ações, como também no espaço físico.
Se possível, evite o distanciamento entre as equipes e as mantenha no mesmo departamento. Afinal, ambas precisam estar alinhadas para atingir o objetivo maior: a conversão do lead.
3. Análise equivocada de métricas: é preciso acompanhar o lead
De nada adianta pensar nas melhores estratégias se não houver acompanhamento e análise das métricas durante o processo. Só assim, você terá certeza de que está no caminho certo.
É importante estar atento ao número de leads que estão entrando, mantendo equilíbrio no processo de nutrir para conversão e para ter qualidade nos fechamentos. Não ignore o acompanhamento.
4. Ações sem frequência: falta de constância compromete o processo
Para ser sólida e eficaz, as ações precisam ter constância. O seu processo precisa transmitir seriedade, tanto para converter leads quanto para fidelizar os clientes.
Com as estratégias alinhadas entre as equipes de marketing e vendas, é possível manter um relacionamento de qualidade com seu público-alvo e não afastar novos clientes.
E você, já cometeu ou está cometendo um desses erros? Meu conselho é parar o quanto antes.
Existem ferramentas e técnicas certas para te ajudar nesse processo. Busque profissionais especializados para cuidar das suas estratégias e treinar suas equipes!