Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
18 de março de 2022 às 15:21.

8 Tendências criativas surpreendentes para 2022

compartilhar

Uma pesquisa do site depositphotos.com elencou, após consultar vários artistas, as principais tendências para 2022, e nós resumimos tudo isso pra você. São tendências muito interessantes, diversas e multifacetadas. Confira aqui e veja se você percebeu alguma dessas tendências por aí!

1. Metaverso

Em 2022, os espaços digitais estão ficando ainda mais realistas com a ajuda da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, com elementos 3D e gráficos com um novo nível de interatividade, acompanhados de efeitos sonoros imersivos.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 275% para termos como Realidade Imersiva, 230% para Avatares, 200% para Cidades Futuristas 3D e 143% para Mundos Virtuais.

2. Arte psicodélica

O desejo de transcender a realidade, cativar o público e o acesso a softwares gráficos cada vez melhores, irá estimular a arte psicodélica no mundo digital, inspirada nos anos 70. O design gráfico deve mergulhar de cabeça na experimentação em 2022.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 600% para termos como Estrutura Caleidoscópica, 182% para Cores vívidas e 70% para Anos 70.

3. Conteúdos criados com inteligência artificial

A Inteligência Artificial já faz parte das nossas interações on-line com a música, fornecendo recomendações com base no nosso histórico de pesquisa, humor ou gosto musical. Com ela, marcas e criadores poderão oferecer conteúdos e experiências cada vez mais personalizadas a cada público diferente.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 259% para Música Temática e de 75% para Música Ambiente.

4. Estética Y2K – Anos 2000

Em tempos difíceis, a nostalgia bate em todo mundo. Para as gerações Y e Z, a estética do Y2K traz felicidade e serenidade, lembrando experiências da infância ou adolescência. Por isso, tons pastéis nostálgicos de rosa, amarelo, verde e azul, estão invadindo as mídias sociais.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 205% para termos como Fundo Rosa Pastel, 133% para Emoções Positivas e 100% para Infância e Adolescência. 

5. Ciência, não Ficção

Viagens espaciais e carros voadores que eram ficção, já estão se tornando realidade. E isso cria uma nova ficção: formas e figuras futuristas, tons escuros e texturas metálicas são uma tendência. Uma voz questionadora sobre o futuro. E sobre o que pode ser feito hoje, para um amanhã melhor.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 241% para termos como Viajante Espacial, 165% para Ciência e 71% para Experimental.

6. Atos de amor próprio

O amor próprio está no auge. E isso está encorajando marcas e artistas a colaborar com a saúde mental da sociedade, levando a uma mudança global. As marcas estão revendo o seu tom de voz, com mensagens mais inclusivas, solidárias e autênticas, por uma sociedade mais equilibrada e feliz.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 383% para termos como Rostos Sinceros, 122% para Autoaceitação, 40% para Autenticidade e 36% para Apoio.

7. A Arte do Scrollytelling

Contar histórias envolventes sempre foi um grande desafio. Que agora está maior ainda. Novos formatos multimídia estão surgindo, e hoje o scrollytelling (ato de ver uma história com um scroll na tela) depende de um carregamento rápido e uma história única e interessante para o leitor.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 383% para termos como Designer de Web, 325% para Design Assimétrico e 150% para Dados de Storytelling.

8. Tudo Imersivo

Para aumentar o engajamento e fidelizar seus clientes, as marcas têm criado experiências super imersivas. Hoje, com um smartphone, já é possível interagir, testar ou personalizar um produto antes de comprá-lo. Essa imersão vai além das redes sociais: fascina e conquista as pessoas.

Na análise de tendências entre os artistas, há um aumento de citações de 742% para Logo em Realidade Aumentada, 125% para Tecnologias Imersivas e 100% para Lojas de Roupas Online.

Por tudo isso, eu não tenho dúvidas: 2022 vai ser um ano muito diferente e promissor para as marcas e as pessoas. E você e sua empresa? Quais são as suas tendências criativas para 2022?

Fonte:  depositphotos.com

Comentários