Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
25 de agosto de 2016 às 15:33.

As pesquisas e suas diferenças

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_single_image image=”18410″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Quatro pesquisas foram divulgadas, nas últimas duas semanas, sobre a sucessão municipal de Manaus. A primeira da DMP, a segunda da PONTUAL, a terceira da ACTION e a última, do IBOPE. Todas com margem de erro entre 3% e 3,5%.

A pergunta mais relevante busca saber as diferenças e as semelhanças entre os quatro estudos. No caso do candidato Silas Câmara, este obteve três desempenhos na casa do 8% e, na pesquisa da DMP, 10%. Em relação a Hissa Abrahão, as duas primeiras pesquisas apontaram um desempenho na casa dos 7% e as duas últimas na casa dos 8%.

O candidato do PT, nas três primeiras pesquisas, atingiu 2% e na do IBOPE, 5%. Aqui encontramos uma diferença significativa. Os candidatos Luiz Castro e Queiroz ficaram com a média de um ponto percentual nas quatro pesquisas. Serafim Corrêa saiu de 4,6% na pesquisa da DMP, passou para 5,5% na pesquisa da PONTUAL, foi a 8,3% na da ACTION e marcou 10% na do IBOPE. Ou ele cresceu ou há efetivamente uma distorção entre os quatro trabalhos.

O candidato Henrique Oliveira oscilou entre 7,9% (DMP) e 11,0% (PONTUAL). Os indecisos ficaram entre 0,5% na pesquisa da DMP e 7,6% na da ACTION. Aqui encontramos uma disparidade. Em relação aos eleitores que disseram votar em branco e/ou anular, encontramos o menor índice na pesquisa da ACTION com 6,1% e 15,4% na empresa PONTUAL. Novamente podemos dizer que existe uma determinada contradição, que pode ser por aspectos metodológicos.

O candidato Artur Neto conseguiu o seu melhor desempenho na pesquisa da DMP com 35,7% e o pior na pesquisa da PONTUAL, com 30,6%. Na média das quatro pesquisas Artur fica com aproximadamente 33%.

Todos esses números passarão por mudanças com o início da propaganda eleitoral, a partir de amanhã, dia 26 de agosto. O maior desafio das empresas será acertar as posições do terceiro ao sexto colocados, já que todos estão tecnicamente empatados em todas as pesquisas.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários