Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
26 de setembro de 2016 às 14:08.

A nova bancada da CMM

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Esta é a terceira oportunidade em que escrevo sobre a disputa dos candidatos a vereadores de Manaus. A primeira ocorreu no dia 9 de setembro (Uma síntese do cenário da disputa para os cargos porporcionais, em Manaus) e, de lá para cá, naturalmente diversas mudanças se verificaram e, destaque-se, continuarão até o dia da eleição. De maneira resumida e sem qualquer pretensão outra, apresento a percepção que tenho do processo eleitoral.

O PHS, partido que deve eleger a maior quantidade de vereadores, quatro, tem a reeleição de Wilker Barreto já assegurada e seis nomes muito bem posicionados para ocupar as outras três vagas: Professora Jaqueline, Professor Samuel, Bessa, Eloi Abreu, Dr. Vitor e Mário Frota.

O PTN, que deverá ter a segunda maior votação, elege três e não se descarta uma quarta vaga. Particularmente destaco dez nomes que, recomendo, não devem desistir até às 17 horas do dia 2 de outubro: Mauro Teixeira, Wallace Oliveira, Felipe Souza, Dr. Alonso Oliveira, DJ Raidi Rebello, Roberto Cidade, Joãozinho Miranda, Rosivaldo Cordovil, Nilson Cardoso e Walfran Torres.

A coligação Mudança para Transformar II (PSD e Pros), denominada a coligação do inferno, reelege três vereadores (Hiram Nicolau, Gilmar Nascimento e Sildomar Abtibol), deixará quatro de fora e um rezará 24 horas para tentar a quarta vaga. Roberto Sabino e Jornada estão no páreo e possuem enorme capacidade de chegada.

O PSB, de Serafim Corrêa deslancha para eleger três vereadores e tem três favoritos: Marcelo Serafim, Ali Assi e Carlos Portta.

O PSDB elege dois e, dependendo dos votos de legenda do prefeito Artur, há a distante possibilidade de uma terceira vaga. Os atuais vereadores Elias Emanuel e Plínio Valério são os favoritos e uma excelente disputa entre Dante, Rodrigo Guedes e Elvys, para ocupar a eventual terceira vaga, ou até surpreender os favoritos.

O PR, de Alfredo Nascimento e Marcelo Ramos, elege dois, com chances de uma terceira vaga. Sete nomes se destacam: Fred Mota, Liliane Araújo, Joana D’Arc Protetora, Mirtes Salles, Caio André, DJ Evandro Junior e Claúdio Proença.

O PT de Lula, Dilma e Zé Ricardo, elege dois vereadores, os favoritos são: Waldemir José, Professor Bibiano, Odenildo Sena, Professor Denis e Rosi Matos.

A coligação Somos todos Manaus (PRB e PSC), do candidato Silas Câmara, elege dois vereadores e três nomes disputam essas vagas: João Luiz, Joelson Silva e Amauri Colares.

A coligação Sim, é Possível (Rede e PMN), de Marina Silva e Luiz Castro, elege dois, com Chico Preto retornando à Casa e um grupo de nove nomes deverá persistir até o último momento, são eles: Dr. Daniel Vasconcelos, William Abreu, Dr. Luciano Mauro, Efraim Costa, Professora Derlei Macedo, Pedro Neto, Rodrigo Araújo, Sirlam Cohen e Junior Brasil.

O Democratas, com duas vagas praticamente garantidas, tem a reeleição de Therezinha Ruiz e cinco nomes disputando a outra: Raulzinho, Ceará do Santa Etelvina, Januário Rocha, Everton Assis e Dalmir Salazar.

O PMDB, apesar da pouquíssima quantidade de candidatos, tem boa chance de eleger dois vereadores, sendo que a reeleição de Marcel Alexandre já está garantida e somente três nomes disputam a segunda vaga: Professor Gedeão Amorim, Dr. Mauro Lippi e Dallas Filho.

A coligação Por uma só Manaus I, a denominada coligação dos cinco únicos candidatos, elege dois, e três efetivamente estão na disputa: Álvaro Campelo, Reizo Castelo Branco e Socorro Sampaio.

A coligação Novas Ideias, Novo Caminho (PDT e PSDC) do candidato Hissa Abrahão está bem próximo de obter duas vagas, estas disputadas por cinco nomes: Anderson Souza, Diego Afonso, Mauro Animalesco, Junior Resgate e Ana Lívia.

A coligação Por uma só Manaus II, caminha para obter, também, duas vagas, uma para o atual vereador Massami Miki e a outra a ser disputada por Glória Carrate, Rodinei do Mototaxi, Alessandro Cohen e Cláudio Dantas.

O PV elege um vereador e pode conquistar uma eventual segunda vaga. Seis nomes estão efetivamente no páreo: David Reis, Professor François, Professor Daniel Coelho, Dr. Francisco Campos, Jader Pinto e Everaldo Farias.

O PTC elege um vereador e é mais um partido que também pode conquistar a segunda. Seis nomes despontam como favoritos: Missionário André, Serginho Câmara, Netto Jacaré, Valdiberto Rocha, Professor Alessandro fisioterapeuta e Coronel Gilvandro Mota.

O PCdoB elege um vereador e fica, como a maioria dos partidos, com a possibilidade de uma outra vaga com a conhecida sobra do quociente eleitoral e partidário. O nome que mais se destaca dentro do partido é o de Jaildo dos rodoviários, seguido por três nomes:
Edvaldo Barreto, Valderli Bernardo e Vanja.

Neste momento, PPL e PPS ainda não ultrapassaram o limite mínimo que garanta a eleição de um vereador, mas tudo é possível.

Os partidos e/ou coligações que não elegem nenhum vereador continuam sendo os mesmos da minha última análise: PEN, PMB, PRTB, PTdoB, SD e a coligação Manaus por nós: Construindo o Poder Popular.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comentários