Você já deve ter ouvido essa palavra por aí. A técnica do copywriting ganha cada vez mais destaque nas estratégias de marketing.
Mas você sabe o que é o copywriting? Neste artigo, vou falar sobre o uso dessa técnica e as vantagens dela para o seu negócio.
Antes disso, é preciso definir o significado do termo. Apesar de parecer uma palavra da modernidade, o termo surgiu há quase 200 anos. Por volta de 1828, quando o dicionarista Noah Webster usou a palavra copy para definir conteúdos autorais publicados na imprensa.
Hoje em dia, o copywriting é usado para descrever a técnica de produzir textos altamente persuasivos, com a geração de gatilhos para atrair a conversão de vendas, podendo ser aplicado em diversos materiais de comunicação.
Copywriting x Redação publicitária
Muita gente acaba confundindo os termos. Saiba a diferença entre eles.
Copywriting:
É voltado ao marketing direto, para gerar resultados rapidamente. Usado para acelerar as vendas, com objetivo de persuadir o leitor, fazendo uma chamada forte para a ação (CTA, call to action, do inglês).
Redação publicitária:
É feita com um objetivo maior, sem necessariamente gerar uma venda imediata. É uma forma mais “leve” de se fazer um anúncio, ajudando a empresa a ter reconhecimento de marca ao mostrar qualidade em detalhes dos seus produtos e serviços.
Dicas para copywriting
- Conhecer o público
Uma das regras básicas para qualquer material publicitário ter sucesso é conhecer o público-alvo. Só assim é possível entender as necessidades, comportamentos e apresentar soluções para seus problemas.
Conhecer o público garante mais assertividade ao desenvolver suas campanhas, gerando melhores resultados.
- Conexão com o leitor
Seu conteúdo precisa gerar conexão com o leitor para que ele permaneça e siga as ações desejadas.
Ao usar o copywriting, isso é ainda mais forte, já que você precisa vender. Ou seja, seu leitor precisa ser “tocado” e entender que aquilo foi feito para ele e que seu produto ou serviço são necessários.
- Usar o tom certo
Criar conteúdos com a identidade da sua marca é muito mais fácil quando você tem o tom e a voz definidos.
O tom certo também ajuda a construir uma conexão real com seu público. Dessa forma, você consegue divulgar seus materiais na medida certa.
- CTA certeira
Já falamos sobre a conexão e o tom que precisam ser certeiros. Outro elemento que também deve ser é a CTA, pois através dela você vai chamar e convencer o leitor para ação e vender seu produto ou serviço.
Lembre-se: o copywriting só existe para atrair leads e convertê-los rapidamente. Por isso, o texto precisa ser extremamente chamativo para captar a atenção e persuadir para a ação.
- Agregue dados e valor ao conteúdo
Usar dados agrega valor ao conteúdo e o torna mais persuasivo. Com eles, você prova que seu produto ou serviço é recomendado no mercado.
Um exemplo clássico é a famosa propaganda “9 entre 10 dentistas recomendam o creme dental X”. Dessa forma, é muito mais provável que a pessoa compre essa marca quando precisar.
Gatilhos mentais
No copywriting, os gatilhos mentais ajudam a persuadir o público, aumentando as chances de efetivar as vendas.
Para isso, alguns elementos podem ser usados, como:
- Prova social: depoimentos ou avaliação de clientes sobre seu produto, afinal as pessoas têm maior tendência a comprar o que é bem recomendado;
- Reciprocidade: cause impactos positivos ao leitor, mostre que sua marca é útil e sincera.
- Coerência: sua marca precisa ser coerente com aquilo que se compromete publicamente.
- Afinidade: pessoas mantêm relações sociais quando há coisas em comum, consumidores também precisam sentir afinidade com seus valores e produtos.
- Escassez: quando você diz que algo está acabando, as pessoas se sentem pressionadas a fazer a aquisição antes que o produto acabe e ela fique de fora.
- Urgência: também é aliada da escassez, pois desperta o senso de urgência ao mostrar que pode ser a última chance de adquirir algo.
(Fonte: HostGator)
Agora que você já sabe as principais técnicas de copywriting que podem ajudar sua empresa a fazer grandes campanhas e alavancar as vendas, é importante criar um planejamento para alcançar seus objetivos.
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