Recentemente, a HubSpot publicou um Relatório de Tráfego e Análise da Web de 2022. O estudo traz um panorama de como os sites estão se comportando e o que devem fazer para estar no topo dos mecanismos de busca. Através destes dados, é possível analisarmos os principais desafios de SEO em 2022, com as principais estratégias e atualizações.
Todo profissional de marketing deve estar atento às mudanças que ocorrem frequentemente nas plataformas de comunicação. Vamos conferir:
Quais são os 6 desafios de SEO que as marcas podem antecipar este ano?
1 – Informar-se sobre as mudanças no algoritmo
A regra é básica, afinal o algoritmo do Google está sempre se atualizando. De acordo com a Moz, foram 16 atualizações ao longo de 2021 e já tivemos 6 mudanças em 2022.
A cada atualização, o Google “vê” a página de uma forma, o que pode ser bom ou ruim para o seu conteúdo. Para evitar a perda de posições no ranqueamento, a dica é estar antenado sobre seu setor.
Produzir conteúdos sobre os principais tópicos do seu nicho ajuda na estratégia de lidar bem com o algoritmo. Aqui no blog, procuro sempre falar sobre temas atuais de interesse do meu público.
2 – Ter um ranqueamento mais alto nos resultados de busca
Esse é o ponto principal da estratégia e é fato que SEO leva tempo para gerar resultados. Para isso, é preciso cumprir os itens e cuidar de cada detalhe importante.
Além de produzirmos um bom conteúdo, é preciso cuidarmos de outros elementos, como:
- títulos e subtítulos;
- alt text (texto alternativo);
- com uso de palavras-chave;
- palavras-chaves secundárias;
- assinatura do autor;
- backlinks internos e externos;
- estratégia de topic clusters.
3 – Usar palavras-chave corretamente
Usar as palavras-chave de forma correta é um desafio a ser cumprido. No entanto, apenas saber usá-las não garante o impulsionamento do resultado organicamente. É preciso ainda ficar atento à intenção do usuário por trás dela.
Ao produzir um conteúdo com base em uma palavra-chave, você pode utilizar ferramentas como Keyword Planner ou SemRush. Além disso, vale fazer uma busca no Google com sua palavra para entender o que as pessoas procuram sobre ela.
4 – Escrever títulos e meta descriptions atraentes
Sempre que alguém encontra sua página nos resultados do Google, sua missão é convencê-la a clicar no seu conteúdo. Por isso, eles devem ter títulos e meta descriptions atraentes.
Um estudo da Backlink indica que títulos emocionais têm mais chances de atrair o clique. A dica é focar no problema que o seu público tem e como aquele conteúdo pode ajudar na solução.
5 – Acertar na estratégia mobile
Sabemos que a maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis. Então, seu site deve ser compatível e adaptado aos aparelhos, para manter suas visitas e atrair novos visitantes.
Há alguns anos o Google prioriza páginas com versões móveis no seu ranqueamento. Sendo assim, seu site deve ter bom desempenho em smartphones e tablets. Caso contrário, provavelmente ele não será bem posicionado.
A dica é: ao contratar um desenvolvedor ou criar uma página na web, verificar se o modelo é responsivo e rápido de carregar.
De acordo com o próprio Google, 53% das visitas são abandonadas se um site demora mais de 3 segundos para carregar. Então já sabe: sua página não pode ter carregamento lento.
6 – Tirar proveito do vídeo nos resultados de pesquisa
Essa é uma dica valiosa, porque muita gente acha que deve investir apenas na produção de textos para estar bem ranqueado. Mas o conteúdo em vídeo também pode ser mais útil, dependendo do que o usuário busca.
Por isso, o Google já trabalha para aprimorar e experimentar os vídeos como resultados de pesquisa.
Aí vão as dicas de ouro para esse formato:
- acerte no uso da palavra-chave;
- otimize o título, a descrição e miniatura do vídeo;
- adicione capítulos ao seu vídeo;
- adicione hashtags.
Agora que você já tem dicas valiosas para superar os principais desafios no SEO em 2022, já sabe que, além de investir em uma boa produção de conteúdo, é importante contar com uma equipe que cuide de outras necessidades nas configurações da sua página.
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