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29 de março de 2022 às 14:43.

Saiba como impulsionar suas estratégias de marketing de conteúdo

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Para impulsionar sua estratégia de marketing de conteúdo, é necessário um plano.

É necessário analisar uma série de aspectos importantes, porque o marketing de conteúdo é mais complexo do que se pode imaginar.

E Impulsionar uma estratégia de conteúdo envolve muito mais coisas do que simplesmente fazer publicações pagas nas mídias sociais. 

Por isso, segue aqui um breve resumo que eu fiz com base num estudo do CONTENT MARKETING INSTITUTE e da minha experiência em marketing digital, em anos de mercado.

Para começar, é fundamental definir seus objetivos.

Alguns deles podem ser, por exemplo:

  • Awareness  (lembrança de marca ou produto)
  • Engajamento (comentários, likes, compartilhamentos)
  • Conversão (os chamados leads, quando alguém entra de fato na sua base de dados)
  • Vendas
  • Retenção e fidelização de clientes
  • Upgrades e Cross-Sell (venda de produtos e serviços extras) 

Em paralelo, é importante definir a missão da sua marca ou produto.

Ela pode ser composta por:

  • Público (a quem se destina)
  • Produto (o que você dirá sobre ele no seu conteúdo)
  • Resultado (o que o seu público poderá fazer com o seu conteúdo)

Quando tiver isso estabelecido e documentado com clareza, o próximo passo é criar uma estratégia e decidir quais tópicos abordar. 

Para isso, estas dicas podem te ajudar:

  • Comece simples e continue a refinar a partir daí
  • Crie um banco de dados simples
  • Aprofunde-se no Google Analytics para medir resultados
  • Analise as tendências do mercado e das mídias sociais
  • Categorize todo o seu conteúdo com base nos tópicos identificados

Daí em diante, você já estará chegando perto do momento de criar e disparar os seus conteúdos. È nesse momento que é importante decidir seus formatos de conteúdo e ser consistente:

  • Quando um conteúdo é relevante, as pessoas esperam ver mais
  • Regularidade e consistência é importante
  • Não fique muito tempo sem publicar nada

Aí, já falando sobre as mídias sociais e as publicações em si, desde a quantidade, frequência e estratégia de cobertura, o melhor é bom diversificar e planejar suas mídias sociais. 

Como? Criando mensagens específicas para cada rede social e sempre se fazendo estas perguntas:

  • Qual é o objetivo desta mídia?
  • Qual é a ação desejada?
  • Qual é o tipo específico de conteúdo que o público deseja obter nesta mídia?
  • Qual é o tom certo para esta mídia?
  • Qual é a frequência ou cobertura ideal?

Depois que as mensagens estiverem nas mídias sociais, analise o desempenho dos seus conteúdos e faça eventuais ajustes:

  • Tenha indicadores de performance definidos (KPI´s)
  • Use as métricas pra redirecionar seus conteúdos

E por último, mas talvez tão importante quanto tudo isso, fique com este conselho importantíssimo em qualquer uma dessas etapas:

TENHA UMA BOA AGÊNCIA E BONS PROFISSIONAIS DE MARKETING DIGITAL À SUA DISPOSIÇÃO!

Conhecimento e experiência podem fazer toda a diferença, concorda?

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