Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
3 de abril de 2024 às 10:00.

Sugestão de leitura Dois Irmãos de Milton Hatoum

compartilhar

Sugestão de leitura Dois Irmãos de Milton Hatoum. Obra-prima da literatura brasileira contemporânea, lançada em 2000 e ganhador do Prêmio Jabuti em 2001. O romance ambientado em Manaus, no Amazonas, mergulha na história da família de origem libanesa dos irmãos gêmeos Yaqub e Omar. Cuja rivalidade e diferenças de personalidade desencadeiam então, uma série de conflitos familiares e pessoais que se desdobram ao longo de décadas.

A narrativa é tecida por meio das memórias de um amigo da família, Nael, filho da empregada da casa. Que, ao longo da história, revela os segredos, as paixões e as tragédias que moldam o destino dos personagens. Através de uma prosa rica e envolvente, Hatoum explora temas como identidade, pertencimento, amor e ódio, oferecendo um retrato profundo das complexidades das relações humanas.

O livro destaca-se não apenas pela trama intrigante mas também pela habilidade do autor em capturar a essência da cidade de Manaus e da cultura amazônica, com suas tradições, mitos e o impacto da modernização. O contraste entre os irmãos – Yaqub, o estudioso e reservado, e Omar, o impulsivo e indulgente – serve como metáfora para as tensões e contradições presentes na sociedade brasileira.

“Dois Irmãos” é uma reflexão sobre os laços familiares e a busca pela então identidade individual em meio ao caos das relações fraternas e sociais. A obra se destaca por sua complexidade narrativa, alternando diferentes perspectivas e linhas temporais. Enriquecendo assim a experiência de leitura e aprofunda o entendimento sobre os personagens e suas motivações.

Hatoum utiliza o microcosmo da família para abordar questões universais, como o amor e o ressentimento, a lealdade e a traição, evidenciando a capacidade da literatura de explorar a condição humana em toda a sua diversidade e contradição. Além disso, a obra é assim, um testemunho eloquente das transformações sociais e culturais do Brasil, especialmente na região Amazônica, nas últimas décadas.

Fonte: Estante Virtual

Comentários