Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
23 de novembro de 2023 às 17:33.

Eleições 2024: Veja a terceira pesquisa Perspectiva para prefeito de Manacapuru

compartilhar

A partir de hoje, a empresa Perspectiva inicia a divulgação diária da terceira e última rodada de 2023 de pesquisas de intenção de voto para prefeitos do interior do Amazonas, visando as eleições municipais do ano que vem.

Desta vez, os estudos realizados terão como foco somente os 10 maiores colégios eleitorais do interior: Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Coari, Tefé, Tabatinga, Maués, Iranduba, Manicoré e Humaitá. Essa decisão foi tomada em razão dos custos operacionais do projeto, visto que o financiamento é feito somente com recursos da própria empresa.

Todas as pesquisas desta rodada possuem amostra de 360 entrevistas realizadas por telefone (sistema de CATI), com margem de erro de 5,2%, para mais ou para menos, e grau de confiabilidade de 95%, ou seja, a cada 100 entrevistas feitas com a mesma metodologia, 95 estarão dentro da margem de erro prevista.

Diferentemente do semestre passado, nesta terceira rodada, a lista de prefeituráveis analisados foi mais sucinta, procurando-se mostrar o cenário mais aproximado possível do real momento político das cidades participantes.

Foram retirados, por exemplo, nomes que obtiveram menos de 4,0% na pesquisa anterior ou nomes que a atual conjuntura política do município indica não serão candidatos.

A divulgação começa nesta quinta-feira (23) com os números da sucessão municipal de Manacapuru, enquanto na sexta-feira (24) será a vez de Parintins. A terceira cidade será Itacoatiara, com os resultados sendo apresentados na próxima terça-feira (28), e assim consecutivamente.

Os estudos contêm as intenções de voto espontânea e estimulada, chance de vitória, apoio do governador e principal problema da cidade, além das avaliações administrativas dos atuais prefeitos e do governador Wilson Lima. E dependendo da quantidade de nomes analisados em cada município, poderá ser captada também a rejeição dos participantes das pesquisas.

Ao todo, 29 profissionais estão envolvidos neste projeto, que são um gerente, dois supervisores, dois verificadores e 24 pesquisadores.

Os números e detalhamentos da pesquisa de Manacapuru, realizada dia 22 de novembro, podem ser conferidos no relatório completo que está no PDF abaixo:

JOB-022-PESQUISA-PARA-PREFEITO-NOV-MANACAPURU

Comentários