Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
8 de maio de 2023 às 16:00.

Nheengatu: a língua geral amazônica

compartilhar

O Nheengatu é uma língua geral amazônica que surgiu a partir da fusão de diversas línguas indígenas com o português durante a colonização do Brasil. Também conhecido como língua geral amazônica, língua geral cabocla ou língua geral do Norte. O Nheengatu foi amplamente utilizado como meio de comunicação entre povos de diferentes etnias e culturas na região amazônica.

Com o tempo, o Nheengatu se tornou um símbolo de resistência e identidade para os povos indígenas da região, que lutaram pela preservação da língua e de suas tradições culturais. Em 2002, o Nheengatu foi reconhecido como língua co-oficial do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. Sendo um importante marco para a valorização e preservação da língua.

Apesar de ter sido proibido no passado, o Nheengatu continua sendo falado por muitas comunidades indígenas na região amazônica, sendo considerado um patrimônio cultural e linguístico da região. A valorização e preservação do Nheengatu é fundamental para a manutenção da diversidade cultural e linguística da Amazônia.

Comentários