Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
24 de março de 2023 às 10:30.

Aterramento dos igarapés de Manaus no século XIX

compartilhar

Durante o século XIX, a cidade de Manaus passou por um processo intenso de urbanização. Um dos principais objetivos era o aterramento dos igarapés que cortavam o centro histórico.

Os igarapés eram uma ameaça à saúde pública, pois acumulavam lixo e esgoto, além de serem criadouros de insetos transmissores de doenças. Com o aterramento, a cidade ganhou mais espaço para o desenvolvimento urbano.

O processo de aterramento dos igarapés envolvia a criação de canais subterrâneos para escoar a água. As margens dos igarapés eram elevadas e pavimentadas, criando novas vias para o trânsito de pessoas e mercadorias.

Com o passar do tempo, a cidade se desenvolveu e novos bairros surgiram. Os igarapés se tornaram rios canalizados e a cidade ganhou um novo aspecto. O processo de urbanização trouxe benefícios, mas também impactos ambientais.

Hoje em dia, a cidade de Manaus ainda sofre com enchentes e alagamentos, e muitos culpam o aterramento dos igarapés pelo problema. Porém, é inegável que essa ação foi um marco importante para o desenvolvimento urbano da cidade.

Comentários