Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
18 de março de 2023 às 16:00.

Como foi o período de ditadura militar no Amazonas?

compartilhar

A ditadura militar no Amazonas, assim como em todo o Brasil, durou de 1964 a 1985. Foi um período marcado pela supressão de liberdades civis, repressão política e violência contra opositores do regime. o estado foi governado durante esse período, por militares nomeados pelo governo federal.

Uma das principais consequências da ditadura no Amazonas foi a intensificação do processo de modernização da região, com investimentos em infraestrutura e desenvolvimento econômico. As populações indígenas tiveram suas terras invadidas e direitos violados.

Além disso, a ditadura no Amazonas também teve repressão a movimentos sociais e estudantis, com perseguições, torturas e prisões arbitrárias. Diversos líderes sindicais, estudantis e políticos foram presos ou exilados durante o período.

No entanto, com o fim do regime em 1985, o Amazonas e o Brasil iniciaram um processo de redemocratização, com a volta das eleições diretas e a garantia de liberdades civis. Atualmente, o estado enfrenta desafios como a preservação da Amazônia e a luta contra a exploração ilegal de recursos naturais.

Comentários