Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
28 de janeiro de 2015 às 15:40.

Qual o governador mais corrupto?

compartilhar

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Somente em situações muito específicas é que as pesquisas eleitorais realizadas na internet podem ser utilizadas para o parâmetro de uma população inteira. Por exemplo, nos últimos dias, nós incentivamos a participação do público internauta em um estudo aqui no blog, com a seguinte pergunta: Qual o governador [do Amazonas] mais corrupto nos últimos 33 anos?

Após uma semana de realização da pesquisa, na qual nós utilizamos um programa que impede que um mesmo endereço de IP possa votar mais de uma vez, obtivemos uma amostra de 305 respondentes, um número muito baixo. A expectativa era a de que ao menos mil pessoas participassem.

Quem sabe, essa baixa participação se deva ao fato de que, apesar de ser um processo sigiloso, o internauta amazonense tem receio em dar sua opinião em pesquisas na web, temendo ter a sua escolha revelada. E em vista disso, nós abreviamos o período de realização do estudo.

Resultado

Das 305 pessoas que responderam, 28,5% consideraram que todos os nomes incluídos na pesquisa são corruptos, número totalmente aceitável e que poderia ser muito maior, em razão do descrédito elevado da nossa classe política.

Os ex-governadores Eduardo Braga e Omar Aziz empataram em 21,6%, o que é natural, pelo exercício do poder recente desses dois políticos. Amazonino Mendes, já afastado da política, obteve 13,4%. A tendência é que daqui a uns trinta anos ele nem seja mais lembrado por qualquer ato que desabone a sua imagem.

Já o atual governador José Melo atingiu 9,8% e é o único que, nos próximos quatro anos, irá ganhar, paulatinamente, a percepção popular de que seu governo é corrupto. E o saudoso Gilberto Mestrinho, o “Boto Navegador”, foi citado por apenas 3,9%, fazendo valer expressão popular de que “todo mundo vira santo depois que morre”.

Para finalizar, gostaria de conhecer pessoalmente o 0,3% que disse que todos os governadores são honestos. Otimista em demasia ou apenas um fanfarrão.

[/vc_column_text][vc_gallery type=”flexslider_fade” interval=”3″ images=”5993″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self”][/vc_column][/vc_row]

Comentários