Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
28 de janeiro de 2015 às 17:16.

Resultado da 4ª pesquisa para prefeito de Manaus em 2016

compartilhar

Na terça-feira, 27, nós divulgamos o resultado de mais uma pesquisa eleitoral para a eleição de Prefeito de Manaus em 2016, a quarta a ser realizada após o final do pleito para governador do Estado no ano passado. E como nas anteriores, nós continuamos incluindo nomes diferentes – o que é normal, já que somente a partir de 1º de julho de 2015 é que os candidatos deverão surgir. Até lá, tudo faz parte do universo da especulação.

Evidentemente que, dos nomes sugeridos, se há um que deverá ser provável candidato é o atual prefeito Artur Neto, já que ele tem o direito a concorrer à reeleição. Os demais nomes, em todos os cenários que já realizamos até agora, ficam muito próximos entre si, variando entre 8% e 15%. E Artur segue na liderança, o que é normal, graças aos seus dois anos de mandato.

Deste cenário de oito nomes, eventualmente que alguns deles não serão candidatos e poderão surgir outros. Porém, ele nos indica uma eleição próxima da anterior, em que o segundo colocado (com números de 20% a 25%) deverá disputar o segundo turno, o que é tradicional em Manaus.

Ainda neste mesmo projeto de pesquisa, perguntamos para os eleitores da presidenta Dilma Rousseff no segundo turno se votariam nela novamente, caso a eleição fosse hoje. Dos 56,4% que a petista obteve somente na capital amazonense, 12% disseram que não votariam, o que equivale a uma perda absoluta de 6,8%, mas que não mudaria a vitória de Rousseff em nosso Estado.

Já no caso do pleito para governador, fizemos a mesma pergunta para os 59% de eleitores de Manaus que votaram em José Melo no segundo turno. Destes, 8% disseram que mudariam, sim, sua escolha, o que faria com que o chefe do Executivo estadual tivesse uma perda absoluta de 4,7% dos seus votos. Mesmo assim, Melo continuaria na frente de Eduardo Braga, com boa margem de diferença.

Comentários