Categorias
Rubber

A Borracha LII

Há indicativos de que desde 1855 o assunto entrara em cogitações por sugestão de Hancock, o mesmo que, em 1842, também encontrara, na Inglaterra, o segredo da vulcanização descoberta por Goodyear , mas só em 1872 é que se iniciaram as tentativas, quando, a pedido dele, Sir Clement Markham, do índia Office, determinou pesquisas sobre a possibilidade de plantar borracha nas colónias orientais, tendo ele, anteriormente, estabelecido a indústria da cinchona na índia.

Imediatamente se mandaram buscar à América do Sul sementes de várias plantas. Em 1873 um Sr. Farris enviou 2.000 sementes de Hevea ao jardim botânico de Kew. Apenas doze dessas sementes germinaram. Foram embarcadas para a índia, onde as plantaram no Royai Botanic Gardens. Chegou, porém, Markham à conclusão de que seis plantas da mesma espécie não bastavam e, enquanto experimentavam a Ficus elástica, mandou procurar mais sementes e

Espécimes de plantas gomíferas exóticas.

Por Durango Duarte

Nascido em Cachoeira do Sul/RS veio com sua família para Manaus em 1975. Empresário, pesquisador, publicitário e autor de livros.