Ainda em sua exposição, o senhor Mendes evocou o deputado federal pelo estado de São Paulo, Cincinato Braga, que na tribuna, em um discurso nacionalista, alertou sobre a cobiça estrangeira pela Amazônia e seu distanciamento do resto do país. Ele lembrou que Belém estava mais próxima dos Estados Unidos ou da Europa. Manaus, cujo desenvolvimento fora marcado à revelia da nação, lastreado em um único produto comercial. Além disso, destacou que Manaus estava fincada a 1.609,3 quilômetros do mar. Além disso, destacou que Manaus estava fincada a 1.609,3 quilômetros do mar. Pedia o deputado que o país dedicasse a mesma atenção que se dava ao nordeste.
O parlamentar advogava que a borracha da Amazônia não estava comprometida devido à sua qualidade, procura, aplicação, rapidez de consumo e deficiência da produção mundial. Ele também mencionava a hipótese da estagnação ou redução da produção das plantações do Oriente em face do Brown-bast. Esta doença acomete a seringueira, destruindo então seu sistema vascular pela sangria drástica e exaustiva no corte. Complementava enaltecendo a qualidade da borracha amazônica, que garantia cotação superior. Para alcançar essa cotação superior, implementaríamos medidas de proteção e defesa para evitar o monopólio do mercado exterior.
O senhor Mendes expunha ainda que, desde 1909, proclamava o plantio racional da hevea. Ele estava convicto de que essa plantação significaria solidez e duradoura permanência da então borracha amazônica nos centros de consumo. Ele ressaltava que a borracha asiática era inferior à amazônica. Se o capital e a teimosia dos ingleses resultaram no crescimento da produção asiática, por que não insistir aqui? Ele postulou medidas imprescindíveis, destacando-se a regularização das viagens partindo do porto do Rio de Janeiro, com o Lloyd até Manaus, evitando o transbordo em Belém no caso de trânsito pelo Rio da Prata.
Propôs a equiparação dos fretes de Manaus para os portos da costa e Rio da Prata aos que são cobrados de Belém para esses destinos. Defendeu uma linha de navios cargueiros que servisse Manaus e Belém nas mesmas condições, levando os produtos com regularidade para a Europa. Além disso, sugeriu a redução das tarifas telegráficas.
Fonte: IDD