Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
13 de junho de 2024 às 18:00.

Uma arroba da goma elástica atinge o triplo de uma arroba de café – Texto LXXXI

compartilhar

Em 1867, a perspectiva de incremento do comércio deu origem a alteração no imposto de exportação e a alíquota de 15% foi fixada sobre qualquer forma de borracha fabricada, independente de classificação, ainda que apresentasse diferentes preços. A borracha fina, por exemplo, tinha melhor preço porque tinha
melhor qualidade, sua defumação era feita a tempo e de melhor pureza. A entrefina deixava seu látex em estado grumoso porque não era coagulada no momento certo. Com isso fazia com que o seu preço fosse menor em relação a borracha fina. A sernambi, que coagulava naturalmente sem processo de defumação, era de má qualidade e, por isso, atingia valores insignificantes no mercado. Em 1868, a demanda mundial por borracha começou a aumentar. Ao mesmo tempo, uma severa seca assolava o sertão do nordeste brasileiro. Esse cenário impulsionou um grande movimento migratório de nordestinos para a região amazônica. O economista Celso Furtado denominou esse momento histórico como Transumância Amazônica. Esse processo resultou na solução para a escassez da mão-de-obra nos seringais, aumentou o volume de látex extraído nos seringais para exportação, incrementou as rendas provinciais e, especialmente, os Direitos de Exportação entre 1868 e 1876.
A Província correspondia territorialmente a quarta parte do Império e a imigração era o remédio necessário para o progresso. Não havia dados estatísticos atualizados, entretanto, a população crescia com a chegada de almas vindas de Santarém, Óbidos e Gurupá do Pará.
No ano de 1869, com o crescimento da cidade, a capital da Província do Amazonas expandiu sua iluminação elétrica com a adição de sessenta lampiões a querosene. Sendo distribuídos em locais previamente determinados dentro dos limites urbanos e instalados em colunas de madeira de, pelo menos, 12 palmos de altura. Cada candeeiro aceso tinha a potência de cinco velas de espermacete. Os lampiões eram acesos meia hora depois do sol se pôr e assim ficavam até às cinco horas da manhã. Exceto nas noites de luar, quando ficavam acessos até meia hora depois da saída da lua. O chefe de polícia, responsável pela inspeção, ou seu substituto, atestava o pagamento da iluminação
Ainda no ano de 1869, já se observava nos rios a esterilidade dos seringais e a consequente queda no fabrico da goma elástica, mas a necessidade de braços ativos na vasta região era cada vez mais imperiosa. O interesse da Província não era somente na chegada espontânea de colonos ou nas suas importações com o fim exclusivo do trabalho extrativista, sem cultivar a terra, a devastar áreas e a levar uma vida nômade.
Urgia a vinda de colonos que trabalhassem na desprezada agricultura que vivia a decadência da cultura de algumas espécies, antes abundantes. A despeito do aumento da produção da borracha, no ano de 1870, Manaus era apenas um entreposto comercial e sua população predominantemente constituída por índios e mestiços. O Recenseamento Geral do Império de 1872, confirmou essa característica em toda a população da Província do Amazonas. Fascinados pela abundância de produtos que a natureza oferecia, seduzidos pelas aparentes vantagens que o extrativismo levava sobre a lavoura, todos corriam para a indústria extrativa que absorvia praticamente toda a atividade da população.
Para que se possa mensurar o porquê de tamanho fascínio pelo látex. Uma arroba da goma elástica valia o triplo de uma arroba de café ou o dobro do custo do açúcar. Esse quadro, portanto, fazia com que as importações desses produtos aumentassem vertiginosamente. A seringa representava agora (1871/1872), na pauta da exportação, 90:705 ½ arrobas, contra 58:045 no biênio (1867/1868).

Fonte: IDD

Comentários