Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
21 de março de 2024 às 10:00.

Boca do Acre: Breve História

compartilhar

Com uma área de 21.938,583 km², segundo o IBGE em 2022, Boca do Acre se posiciona estrategicamente na 3ª Sub-região/Região do Purus, na Mesorregião do Sul Amazonense. A cidade, que fica a 1.023 km de Manaus em linha reta. Compartilha fronteiras com Lábrea, Pauini e o estado do Acre, abrigando uma população de 35.447 habitantes.

A origem de Boca do Acre remonta ao então, seringal de Alexandre Oliveira Lima, conhecido como “Barão de Boca do Acre”, praticamente na mesma época em que surgiu a localidade de Antimari. Loureiro destaca em sua “Síntese da História do Amazonas” (1978) como as histórias de Boca do Acre e Antimari estão intricadamente ligadas.

O município de Antimari foi oficialmente estabelecido em 22 de outubro de 1890 pelo decreto nº 67, sendo posteriormente desmembrado de Lábrea. Após diversas transformações administrativas, incluindo sua extinção em 1895 e restauração em 1897 com o novo nome de Floriano Peixoto, a sede municipal se tranferiu para a margem esquerda do rio Purus em 1898.

No início do século XX, especificamente em 1902, Boca do Acre teve sua elevação à condição de distrito de Floriano Peixoto. Durante os anos 1930, novas mudanças ocorreram, elevando Boca do Acre a vila e posteriormente a sede municipal de Floriano Peixoto. Em 1938, o município foi então, renomeado para Santa Maria da Boca do Acre. E no final daquele ano, voltou a ser conhecido simplesmente como Boca do Acre.

Nos anos 1970, devido às frequentes cheias dos rios Purus e Acre, o governador João Walter de Andrade iniciou a construção de uma nova cidade no Platô do Piquiá. A seis quilômetros do centro antigo, visando proteger a população das inundações. A inauguração da nova sede, em 1975, teve sua nomeação de “Walterlândia” em homenagem ao governador. Embora problemas de infraestrutura tenham impedido a realocação total da população.

A população de Boca do Acre celebra São Pedro Apóstolo, seu padroeiro, com festividades em junho, incluindo uma procissão no dia 29. Além disso, a cidade homenageia São Francisco, padroeiro da Igreja Católica do Platô do Piquiá, em 4 de outubro. O aniversário de Boca do Acre, é 22 de outubro, remonta à criação do município de Antimari em 1890, marcando o início de sua história.

Fonte: IDD

Comentários