Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
23 de março de 2024 às 10:00.

Carauari: História e Cultura

compartilhar

Carauari, uma cidade repleta de história e cultura, está localizada no coração da região do Juruá, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense. Com uma área de 25.778,658 km², conforme dados do IBGE de 2022, e uma população de 28.742 habitantes. Carauari é um município que se destaca por seu passado rico e sua importância geográfica, distante 782 km de Manaus em linha reta. Faz fronteira com as cidades de Tefé, Tapauá, Itamarati, Jutaí, e Juruá, posicionando-se estrategicamente na 4ª Sub-região da Região do Juruá.

A fundação de Carauari remonta a 1894, quando, por meio da lei nº 76, o então governador Eduardo Ribeiro estabeleceu um município no rio Juruá, inicialmente chamado São Felipe. A alteração para Carauari em 1895, realocando a então sede do município para um local mais favorável, marcando o início de uma nova era para a região. A instalação oficial do município aconteceu em 18 de agosto de 1895, na residência do sr. Leonel Alves Pedrosa, um marco importante na consolidação administrativa e social de Carauari.

Nos anos seguintes, a cidade viu sua infraestrutura jurídica e administrativa se fortalecer, com a criação de um termo judiciário em 1895. E a elevação deste a comarca, solidificando o papel de Carauari na região. Apesar de enfrentar desafios, como a mudança temporária da sede municipal e ajustes em seus limites territoriais, Carauari perseverou, crescendo e se desenvolvendo.

A história política de Carauari também é marcada por mudanças e evolução. Após ser anexada a Tefé em 1930, a cidade recuperou sua autonomia em 1931, um testemunho de sua resiliência e da determinação de seus habitantes. A elevação de Carauari à categoria de cidade em 1938, oficializada em 1939, simboliza a então consolidação de sua importância regional.

A cultura de Carauari está profundamente enraizada em suas tradições e na fé de seu povo. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira da cidade, tem celebração anualmente em 8 de dezembro. Um evento que reúne carauarienses e visitantes em festividades agora reconhecidas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do estado, conforme lei sancionada em 2022.

Além da rica tradição cultural, Carauari é conhecida por sua nomenclatura única, que reflete a influência indígena e a biodiversidade local. “Xibauá”, um nome anterior da região, evoca imagens da música e dança tradicionais, enquanto “Carauari”, derivado do nheengatu, significa “cará que cai”, ilustrando a conexão profunda da cidade com a terra e suas raízes agrícolas.

O aniversário de Carauari celebrado em 27 de setembro, é uma ocasião para relembrar e honrar toda essa história. A contagem do tempo de existência da cidade, iniciada em 1911 com a criação do município de Xibauá, reflete um legado de mais de um século de lutas, conquistas e transformações.

Fonte: IDD

Comentários