Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
24 de março de 2024 às 10:00.

História e Patrimônio de Barcelos: Primeira Capital do Amazonas

compartilhar

Barcelos, um município repleto de história e cultura situado no coração do Amazonas, destaca-se por seu passado significativo e sua rica herança. Com uma área de 122.461,086 km², conforme dados do IBGE de 2022, Barcelos se localiza na 6ª Sub-região da Região do Alto Rio Negro. Fazendo fronteira com Novo Airão, Codajás, Maraã, Santa Isabel do Rio Negro, o estado de Roraima, e a República da Venezuela.

A cidade, fica a 405 km de Manaus em linha reta, tem 18.834 residentes, orgulhosamente conhecidos como barcelenses. Fundada em 1728 pelo frei carmelita Matias de São Boaventura, com apoio do líder indígena Camandari. Barcelos tem suas origens na então missão de Santo Eliseu de Mariuá, mais tarde conhecida como aldeia de Nossa Senhora da Conceição de Mariuá. Este local era um ponto de encontro para os povos originários Baré, Baniwa, Passé, e Uarequena, chegando a reunir mais de 2.000 nativos nos anos 1740. A aldeia de Mariuá, devido à sua localização estratégica, tornou-se então a primeira capital do Amazonas em 1755, quando o rei português Dom José I criou a capitania de São José do Rio Negro.

A capitalidade teve sua tranferência para Mariuá em 1757 por ser um local mais centralizado e menos exposto a invasões. Além de estar mais próximo de Belém, a sede do estado do Grão-Pará e Maranhão. Mariuá foi palco de importantes eventos, incluindo melhorias urbanas significativas sob a então governança de Francisco Xavier de Mendonça Furtado e a construção de infraestruturas cruciais como pontes, igrejas e quartéis. Em 1758, Mariuá foi elevada à categoria de vila com o nome de Barcelos, tornando-se a sede da capitania de São José do Rio Negro.

Ao longo dos anos, Barcelos passou por várias mudanças, incluindo a transferência da capitalidade para a Barra (atual Manaus) e a demolição de edifícios reais, mantendo-se, contudo, como um importante centro administrativo e cultural. Em 1938, a então vila teve sua elevação ao status de cidade, consolidando seu lugar na história do Amazonas. Hoje, Barcelos celebra sua rica herança no dia 6 de maio, marcando sua fundação em 1758. A cidade homenageia sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição, e mantém vivo o legado de ser a primeira capital do Amazonas.

Fonte: IDD

Comentários