Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
15 de abril de 2024 às 16:30.

Itacoatiara a Velha Serpa

compartilhar

Itacoatiara, parte da Região Metropolitana de Manaus, ocupa 8.891,906 km2 segundo o IBGE em 2022. Situada na 8ª Sub-região do Médio Amazonas, está a 175 km de Manaus e faz fronteira com várias cidades, incluindo Itapiranga e Urucurituba, além do estado do Pará. Tem uma população de 103.598 habitantes.

A cidade tem origens numa missão dos Aruaques, estabelecida em 1655 pelo então padre Antônio Vieira na ilha de Aibi. No ano de 1683, padres jesuítas fundaram o primeiro núcleo urbano na calha do rio Madeira. Em 1696, o padre João da Silva iniciou a povoação de Abacaxis.

Em 1758, governador Mendonça Furtado elevou então várias aldeias a freguesias ou vilas, incluindo Abacaxis, renomeada como Serpa. Devido a queixas sobre condições insalubres, Furtado transferiu Serpa para a margem esquerda do então rio Amazonas em 1758, renomeando-a para Itacoatiara. A transferência consolidou-se em 18 de abril, agregando vários grupos indígenas.

Em 1759, o primeiro governador de São José do Rio Negro, Joaquim de Mello e Póvoas, elevou Itacoatiara à vila de Serpa, tornando-a assim a terceira vila da capitania. Também se fundou a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Serpa neste ano.

Até 1821, Serpa, com uma Câmara Municipal ativa, era superior à Barra, que ainda não era vila. Serpa mantinha um juiz de julgados na Barra para monitorar assim os eventos importantes da capitania/província. Em 1821, a Câmara de Serpa jurou obediência à Constituição das Cortes de Lisboa e ao rei D. João VI em uma cerimônia na Barra. Em 1823, a mesma Câmara jurou obediência ao imperador D. Pedro I.

Em 1833, Serpa foi rebaixada para freguesia, e Barra foi promovida a vila. Durante a Cabanagem de 1835, Serpa sofreu então ataques significativos. Em 1857, Serpa foi recriada como vila e, em 1874, foi elevada a cidade sob o nome de Itacoatiara.

Itacoatiara, significando “Cidade da Pedra Pintada” em tupi-guarani, recebeu este nome devido a uma pedra pintada encontrada na margem do rio, marcada com inscrições históricas. A padroeira da então cidade é Nossa Senhora do Rosário, cuja festa se celebra em 1º de novembro desde 1946.

O tradicional Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) ocorre anualmente em setembro, sendo o maior festival de música da Região Norte. O aniversário de Itacoatiara, estabelecido inicialmente para 8 de setembro, celebra a criação do primeiro núcleo urbano, mas até 2023, continuou sendo comemorado em 25 de abril, data da elevação de Serpa a cidade.

Fonte: IDD

Comentários