Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
15 de abril de 2024 às 10:00.

Sugestão de leitura 1808 de Laurentino Gomes

compartilhar

Sugestão de leitura 1808 de Laurentino Gomes é uma obra de não ficção. Que narra a transferência da corte portuguesa para o Brasil no início do século XIX. Um evento histórico que mudou permanentemente o curso da história brasileira. Publicado em 2007, o livro detalha assim, como a família real portuguesa, liderada pelo Príncipe Regente Dom João, fugiu de Portugal para escapar das forças napoleônicas, transformando o Rio de Janeiro na sede do império português. Gomes descreve meticulosamente a preparação para a viagem, a viagem em si, a chegada ao Brasil. As consequências políticas, econômicas e sociais da presença da corte portuguesa no Brasil. A transferência da corte não apenas evitou a captura de Portugal por Napoleão, mas também impulsionou o Brasil de uma colônia restritiva a um reino unido ao Portugal, abrindo-o ao comércio internacional e promovendo uma série de reformas administrativas, econômicas e urbanas.

O livro de Gomes aclama-se por sua abordagem acessível e detalhada, vivificando os personagens envolvidos e os eventos da época através de uma pesquisa extensiva. Ele oferece uma visão abrangente das motivações políticas da época, bem como das dificuldades enfrentadas pela população local e pela própria família real. A análise de “1808” revela seu valor não apenas como um relato histórico, mas também como um exame das raízes do Brasil moderno. Gomes ilustra como a chegada da corte portuguesa acelerou a independência do Brasil, influenciando diretamente a sua trajetória econômica, social e política. Ao mesmo tempo, ele não ignora as contradições e os aspectos negativos da colonização e do período monárquico, incluindo a exploração e a manutenção da escravidão.

“1808” é tanto educativo quanto envolvente. Servindo como um lembrete da complexidade da história brasileira e da importância de entender o passado para compreender o presente. Laurentino Gomes conseguiu criar uma obra que é essencial para qualquer pessoa interessada na formação do Brasil como nação.

Fonte: Estante Virtual

Comentários