Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
10 de março de 2024 às 10:00.

Jutaí: Coração do Triângulo Amazônico

compartilhar

Jutaí, um município vasto com uma área de 69.457,415 km², se posiciona estrategicamente na 2ª Sub-região do Triângulo Jutaí, Solimões e Juruá, na Mesorregião do Sudoeste Amazonense. Situado a 750 km de Manaus em linha reta, Jutaí é um ponto de convergência cultural e natural. Faz fronteira com diversas cidades: Fonte Boa, Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, e Tonantins. Essa localização privilegiada torna o então município um elo vital entre várias regiões, promovendo um intercâmbio constante de tradições, economia e biodiversidade.

Com uma população de 25.172 habitantes, Jutaí celebra sua rica herança cultural e a forte ligação com o rio que lhe dá nome. A cidade tem sua origem marcada pela sanção da lei nº 96 de 1955, que oficializou sua criação, desmembrando-a do município de Fonte Boa e estabelecendo os subdistritos de Mutum e Curuena como seus pilares iniciais. Essa legislação não apenas definiu os contornos administrativos de Jutaí mas também reafirmou seu papel como centro de desenvolvimento regional.

A instalação do município, ocorrida em 11 de abril de 1956, é um marco na consolidação da autonomia e identidade jutaiense. Desde então, Jutaí tem se destacado por seu dinamismo e pela capacidade de integrar sua rica biodiversidade com o desenvolvimento sustentável. A celebração de seu aniversário em 19 de dezembro tornou-se um momento de reflexão sobre seu progresso e desafios, além de reforçar o compromisso com o futuro. A denominação “Jutaí” advém do rio homônimo, elemento central na vida dos seus moradores e símbolo da conexão intrínseca com o ambiente natural.

Fonte: IDD

Comentários