Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
26 de fevereiro de 2024 às 10:00.

Urucurituba: Uma Viagem no Tempo pelo Coração do Amazonas

compartilhar

Urucurituba, município incrustado na Mesorregião do Centro Amazonense, abrange uma área de 2.886,494 km² e se destaca pela sua rica história e posição geográfica privilegiada. Distando 212 km de Manaus, o município está cercado por importantes cidades como Parintins e Itacoatiara. Além de fazer fronteira com o estado do Pará, sendo lar para 23.945 habitantes.

A gênese de Urucurituba remonta ao século XIX, quando Aniceto da Costa, um agricultor da região, iniciou o cultivo de mandioca, fumo e cacau. Ele também foi o responsável por batizar o local de “Urucuri”, em homenagem à abundância da palmeira homônima na região. Elemento este que mais tarde inspiraria o nome do município.

Com o passar dos anos, o povoado então, passou por várias mãos. Evoluindo de uma simples fazenda para um povoado sob a gestão de Benedito Francisco do Amaral. Em 1887, transformou-se em freguesia de São José de Urucurituba, consolidando então sua importância na região.

A transição de Urucurituba para vila ocorreu em 1896, um desenvolvimento marcado pela influência de Domingos Soares, que promoveu a relação entre a comunidade e o governo. Apesar de uma breve extinção em 1897, a vila foi rapidamente restabelecida, marcando o início de uma trajetória ascendente.

A reviravolta seguinte na história de Urucurituba veio com a transferência da sede do município para Terra Preta do Tabocal em 1901, uma mudança que refletiu os dinâmicos movimentos políticos da época. No entanto, a identidade de Urucurituba como sede municipal foi restabelecida em 1908, embora tenha retido o nome Silvério Nery por um período.

A luta pela autonomia e identidade de Urucurituba continuou ao longo dos anos, culminando na então restauração de sua autonomia municipal em 1935 e na subsequente elevação a cidade em 1938. Esses marcos reafirmaram a importância de Urucurituba no contexto regional.

Os desafios impostos pelas cheias do rio Amazonas levaram à decisão de mover a sede municipal para um local mais seguro em 1973. Essa mudança não apenas protegeu a população das inundações, mas também marcou o início de uma nova era para Urucurituba.

A inauguração da nova sede em 1976 estabeleceu um novo capítulo para Urucurituba, com a celebração do aniversário da cidade refletindo o orgulho e a resiliência de sua gente. A antiga sede, agora conhecida como Vila Augusto Montenegro ou Urucurituba Velho, serve como um lembrete vivo da rica história do município.

Fonte: IDD

Comentários