8 de março de 2022 às 08:12.

5 Lições do Big Brother Brasil para o mundo dos negócios

compartilhar

O Big Brother Brasil é o reality show de maior destaque na televisão brasileira há 22 anos.

Desde o monitoramento de dados em tempo real até a adaptabilidade durante o jogo, o BBB nos mostra como ter a visão do todo pode ajudar na tomada de decisões.

Isso se deve ao seu poder de renovação e adaptação, tanto no perfil dos brothers, quanto no aspecto tecnológico, acompanhando as mudanças comportamentais do público.

O que um olhar desatento talvez não note é o quanto o programa pode ensinar às empresas, se manterem no “jogo do mercado”, a longo prazo. Por isso, os líderes da Intelie, uma empresa Viasat que promove Inteligência Operacional por meio da análise de dados em tempo real, relacionaram cinco lições valiosas que podem ser extraídas da atração.

5 Lições valiosas que as empresas podem aprender com o Big Brother Brasil

5 lições do BBB para o mundo dos negócios

1. Monitoramento em tempo real:

Para os brothers e também para as empresas, o cenário está sempre mudando.

Com um sistema de monitoramento constante, é possível detectar padrões, acompanhar situações inusitadas e antever tendências, tomando decisões mais precisas.

2. Visão do todo:

Cada brother só tem acesso a uma parte da história. Quem vê de fora, vê o todo.

No mundo corporativo, uma visão da operação como um todo, sem pontos cegos, também é muito importante para que tomada de decisão seja consciente e assertiva.

3. Capacidade de adaptação:

A adaptação às mudanças é fundamental para que os brothers tenham uma boa relação.

Com as empresas não é diferente: o mercado está sempre mudando, por isso, a capacidade de adaptar-se aos novos desafios é essencial.

4. São muitas variáveis:

Cada atitude dos brothers pode afetar a opinião do público.

O mesmo vale para as empresas, que precisam gerenciar variáveis em tempo real para garantir  sua performance. Quanto mais variáveis forem consideradas, mais assertivas serão suas previsões.

5. Uma grande quantidade de dados:

Mesmo com tantas câmeras no BBB, é preciso escolher a mais importante.

Nas empresas também é assim: mesmo com monitoramento de dados em tempo real, é importante ter a inteligência de selecionar sempre o que é mais relevante.

Assim como para os brothers do BBB, é importante que as empresas acompanhem as tendências de comportamento e se atualizem.  Só assim, elas poderão oferecer a melhor e mais completa experiência para seus usuários, além de apresentar uma comunicação efetiva em diferentes plataformas e canais de comunicação.

Tudo isso transforma informações em insights, que geram inteligência operacional, economia e melhores resultados. Então, já observou essa perspectiva?

Fonte: Mundo do Marketing

Comentários