Para responder o questionamento, apresento os dados do Relatório Especial Trust Barometer 2022. Segundo a pesquisa, a geração Z está ditando os rumos da influência em consumo e ativismo, já que consome e defende marcas com base em seus valores e crenças.
O relatório mostra que esses jovens demonstram preocupação com problemas sociais, o que causa mudanças na área do marketing. Isso significa que eles têm impactado no posicionamento de marcas e hábitos de consumo. Continue lendo para saber mais.
Poder de influência
De acordo com o estudo – que entrevistou pessoas de 14 países, incluindo o Brasil -, adolescentes e jovens influenciam, de forma relevante, a compra dos mais velhos, bem como seus posicionamentos, economias e até como devem investir o dinheiro.
Dentre os 59% brasileiros entrevistados, os mais jovens os influenciam na forma como apoiam causas importantes.
A influência na compra é ainda maior: 62% dos brasileiros afirmam que a nova geração influencia no que eles compram. Com isso, percebemos que ela tem o poder de persuadir outras gerações.
Na análise global, 70% dos entrevistados da geração Z indicam envolvimento em causas sociais e políticas. Assim, tal fator leva pessoas a considerarem a compra de produtos a partir de posicionamentos sobre questões sociais.
Posicionamento importa
Para a nova geração, os posicionamentos das marcas importam. Esses consumidores tendem a mudar o comportamento de compra a depender de como a marca se posiciona nos seguintes temas:
- Relação com empregados (75%);
- Mudanças climáticas (64%);
- Justiça racial (60%);
- Desigualdade econômica (60%);
- Geopolítica (47%).
Segundo Marcília Ursini, vice-presidente executiva de clientes de consumo da Edelman Brasil, uma explicação para o ativismo da geração Z é o fato de que a maioria desses jovens atingiu a maioridade em um momento de transformação social, além de terem, cada vez mais, acesso a informações diversas. Para ela, a geração proporciona conteúdos e debates sobre o destino da humanidade.
Marketing de influência
Uma das grandes apostas atuais é o marketing de influência, que também deverá passar por alterações, pois, de acordo com o estudo, a geração Z tende a confiar em porta-vozes e influenciadores.
No Brasil, a pesquisa informa que a credibilidade maior é atribuída a especialistas/cientistas (78%), além disso, o fato de uma pessoa usar uma marca influencia em 71%.
Segundo os dados, o que pode prender a atenção da geração Z são as recomendações de influenciadores, com base em experiências (55%), ensino de novas habilidades (50%) e boas referências (45%).
Isso nos mostra que…
O posicionamento das marcas nunca foi tão importante como é agora. Na dúvida entre produtos semelhantes, esses consumidores tendem a optar por aqueles que se identificam, mesmo que o valor seja mais alto.
Por fim, é importante contar com profissionais qualificados ao montar as estratégias da marca, afinal, isso pode definir os rumos do seu negócio.
(Fonte: Meio & Mensagem/Exame)
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