O receio de receber chamadas indesejadas faz com que quase a metade dos brasileiros (47%) nunca ou quase nunca atenda ligações de números desconhecidos.
Os dados foram apontados na pesquisa ‘Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Chamadas Indesejadas no Brasil’. Neste texto, é dito sobre como os brasileiros lidam com esse problema. Acompanhe:
O que o brasileiro faz quando recebe chamada de número desconhecido?
“Quando você recebe uma chamada de um número desconhecido, o que você faz?” Essa foi a pergunta feita aos entrevistados. As respostas foram:
- 34% às vezes atende, às vezes não atende
- 28% quase nunca atende
- 19% nunca atende
- 11% quase sempre atende
- 8% sempre atende
Principais medidas tomadas para evitar esses tipos de ligações:
- 45% evita atender chamadas de números que não conhece
- 38% evita atender chamadas em que o número não aparece na tela
- 30% seu aparelho tem como recurso nativo o alerta de chamadas de spam
- 21% usa um app que alerta e/ou bloqueia chamadas de spam
- 2% deixa o celular desligado
A responsabilidade das operadoras
Para 59% dos brasileiros, as operadoras têm responsabilidade pelas chamadas indesejadas recebidas nos celulares. Ao serem questionados sobre a satisfação com as operadoras móveis no bloqueio de chamadas, em uma escala de 1 a 5, as respostas ficaram na média de 3,1.
No entanto, apenas 18% afirmaram ter reclamado à operadora sobre o problema. Dentre eles, 44% informaram que a reclamação surtiu efeito, diminuindo pouco, muito ou até mesmo acabando com o recebimento de chamadas indesejadas.
Um serviço eficaz de bloqueio de ligações indesejadas seria motivo para 59% dos entrevistados trocarem de operadora, caso uma concorrente oferecesse um plano nas mesmas condições, incluindo o bloqueio desses tipos de chamadas.
O brasileiro conhece o serviço “Não me Perturbe”?
O “Não me Perturbe” é um serviço que permite, de forma fácil e gratuita, evitar o recebimento de ofertas de produtos/serviços via telefone. Dentre os entrevistados, 51% respondeu não ter conhecimento sobre o serviço.
Entretanto, dos 49% que já conhecem o “Não me Perturbe”, apenas 21% se inscreveram. De acordo com eles, após a adesão ao serviço, o recebimento de chamadas indesejadas diminuiu na maioria dos casos:
- 36% diminui muito
- 34% diminuiu pouco
- 23% continuou igual
- 5% acabou
- 1% aumentou um pouco
- 1% aumentou muito
Aqui no blog, já falamos sobre esse assunto e quais os tipos de chamadas indesejadas mais frequentes e o quanto elas geram incômodos diferentes na vida dos brasileiros. Confira: Por que recebemos tantas ligações indesejadas?
(Fonte: Panorama Mobile Time/ Opinion Box – Chamadas Indesejadas no Brasil – Junho de 2021)