Agora o Instagram conta com 124.300.000 e o Facebook com 121.800.000 usuários brasileiros.
Em outubro de 2021 o Insta ainda perdia do Face: tinha 115 milhões, contra 125 milhões do Facebook. Mas mesmo assim, o Facebook já havia perdido 2,3% de usuários naquele mês, e agora perdeu mais 2,5%.
Por outro lado, o Instagram cresceu 8,1% desde outubro de 2021.
Segundo a Locowise, empresa que mede a performance nas redes sociais para agências digitais, a taxa média de engajamento do Facebook é de 0,07%. Ou seja, praticamente sem vida orgânica, dependendo muito de impulsionamentos pagos para ter mais engajamento. E isso, considerando todos os tipos de posts!
Enquanto isso, a taxa média de engajamento no Instagram, também considerando todos os tipos de posts, é de 1,94%. Uma boa diferença, mesmo que os números pareçam pequenos.
Já em relação ao tempo de uso de cada rede, os brasileiros, usuários de Android, passam por mês em torno de 15,6h usando o Instagram, e 13,5h navegando no Facebook.
Tudo isso mostra uma tendência de mudança nos valores de investimentos nestas plataformas como mídias.
E é um bom indicativo de que as empresas que investem no Facebook e no Instagram como estratégia de marketing precisam começar a ficar ainda mais atentas a seus planos de mídia!