Blog do Publicitário Durango Duarte
Saiba quem é Durango Duarte
18 de abril de 2022 às 16:39.

No novo cenário político, o crescimento da economia deve ter a mesma resposta: inovação

compartilhar

Inovação deve ser a resposta para o crescimento econômico no novo cenário 

Como se recuperar das dificuldades econômicas causadas no período de pandemia? Não parece ser uma resposta fácil. Mas especialistas indicam que a inovação deve ser a resposta para o crescimento econômico no novo cenário.

Muito se fala da importância de inovar no mercado, mas, muitas vezes, pouco se coloca em prática. Com as mudanças provocadas durante a pandemia, no entanto, muitas empresas se viram obrigadas a colocar a inovação em prática.

Inovação & competitividade

No novo cenário, será fundamental inovar para dinamizar sua empresa e permanecer competitivo no mercado. Independente do tamanho do negócio, empresas que investem em inovação se destacam e se tornam mais ativas no mercado.

Mas, afinal, o que é inovação?

A inovação, na área da economia e mercado, está ligada ao desenvolvimento, aplicação e uso de ideias e ferramentas tecnológicas para melhoria de produtos e serviços. 

A máquina de vapor, criada no século XVIII, é um exemplo clássico de inovação na área da indústria. Com essa tecnologia, as fábricas passaram a produzir em massa – o que revolucionou o transporte ferroviário.

Recentemente, com o avanço da tecnologia de informação, as formas de inovação não estão apenas na produção de bens. Elas estão transformando também a forma de criar e ofertar serviços, abrindo mercados novos e criando modelos de negócios inovadores.

Como a inovação contribui para o crescimento econômico?

Uma análise do Banco Central Europeu (BCE) indica que um dos grandes benefícios da inovação é sua contribuição para o crescimento econômico.

Em outras palavras, a inovação conduz à maior produtividade, o que gera mais produtos e serviços, contribuindo para movimentar a economia e estimulando a renda de empresas. 

Com a inovação e o aumento da produtividade, os benefícios são tanto para os consumidores, quanto para os negócios. Consequentemente, a população ganha mais renda e pode adquirir novos bens e serviços e empresas podem gerar novos empregos.

(Fonte: Banco Central Europeu – BCE)

Agora que você leu sobre a importância da inovação no crescimento econômico para um país, vale a reflexão. Neste cenário atual, de crise econômica e política, as empresas têm cada vez mais necessidade de inovar para se manterem competitivas no mercado.

E você, empresário, como tem apostado na inovação em sua empresa?

Comentários