Blog do Durango

O TikTok é o novo Google?

Longe de se resumir às famigeradas dancinhas, o TikTok passou a ser uma plataforma de conteúdo rico, com informações úteis e interessantes. Mas, afinal, o TikTok é o novo Google?

Segundo um artigo da Amper, os jovens já estão usando o TikTok para pesquisar assuntos, aprender e até escolher lugares para sair. Por isso, a comparação com o Google.

Se antes, a rede social era, unicamente, uma forma de entretenimento, hoje, para a nova geração, ela tem se tornado um local de pesquisa. Aliás, muitos especialistas falam da “TikTokização” das redes sociais, ou seja, quando outros canais começam a seguir as tendências do TikTok. Diante disso, o próprio Google já se posicionou sobre a questão.

TikTok em ascensão

Ele cresce em uma velocidade assustadora, além de ter construído uma longa audiência em um curto espaço de tempo. Devido a todo sucesso, essa rede social foi comprada pela  Bytedance , no ano de 2017. Atualmente, o TikTok já ultrapassa a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o planeta.

No início, o app ganhou espaço com as famosas danças dos usuários, porém, hoje em dia, apresenta um conteúdo mais diversificado, que vai de dicas para passear com animais até tutorial de como fazer fluxo de caixa no Excel.

O Google está morrendo?

A maior plataforma de buscas segue firme e forte, porém, hoje em dia, tem um concorrente ameaçador. 

As pessoas, ao realizarem uma pesquisa no Google, obtêm conteúdos em forma de textos, imagens e links patrocinados. Já no TikTok, o usuário tem acesso a dicas em formato vídeo que, na maioria das vezes, é curto e atrativo, além de apresentar posts objetivos para respostas de questionamentos. 

Nessa rede, sem dúvida, há um caminho mais curto entre a informação e o indivíduo, algo que estabelece uma conexão mais íntima, pessoal e informal com o receptor do conteúdo. Outro ponto interessante na troca de informações são as experiências relatadas nesta rede social, permitindo maior identificação ao usuário.

É evidente que, caso deseje conhecer um tema de maneira mais aprofundada, a recomendação é utilizar sites oficiais, blogs e canais no YouTube, que terão peso maior no conteúdo. No entanto, o TikTok tem mostrado potencial para protagonizar junto a eles na comunicação.   

Em evento do Google, o vice-presidente sênior da companhia afirmou que a empresa investirá em uma busca com mais imagens, considerando que a Geração Z tem preferências por elementos visuais durante a navegação. 

Também existe a previsão de um futuro no qual as pessoas possam segurar o celular (ou outro equipamento) para realizar pesquisas conforme o que se vê presencialmente. 

(Fonte: Amper/StartSe)

A disputa entre as plataformas tem tudo para proporcionar melhores experiências e resultados aos usuários. Vale a pena acompanharmos essa “disputa” de quem oferece melhor desempenho na hora das pesquisas e na disponibilização de conteúdos.

Leia também aqui no blog:

Estimativa de investimentos nas plataformas digitais em 2022

Sair da versão mobile