21 de julho de 2022 às 09:32.

Principais desafios de SEO em 2022: estratégias e atualizações

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Recentemente, a HubSpot publicou um Relatório de Tráfego e Análise da Web de 2022. O estudo traz um panorama de como os sites estão se comportando e o que devem fazer para estar no topo dos mecanismos de busca. Através destes dados, é possível analisarmos os principais desafios de SEO em 2022, com as principais estratégias e atualizações. 

Todo profissional de marketing deve estar atento às mudanças que ocorrem frequentemente nas plataformas de comunicação. Vamos conferir:

Quais são os 6 desafios de SEO que as marcas podem antecipar este ano?

1 – Informar-se sobre as mudanças no algoritmo

A regra é básica, afinal o algoritmo do Google está sempre se atualizando. De acordo com a Moz, foram 16 atualizações ao longo de 2021 e já tivemos 6 mudanças em 2022.

A cada atualização, o Google “vê” a página de uma forma, o que pode ser bom ou ruim para o seu conteúdo. Para evitar a perda de posições no ranqueamento, a dica é estar antenado sobre seu setor. 

Produzir conteúdos sobre os principais tópicos do seu nicho ajuda na estratégia de lidar bem com o algoritmo. Aqui no blog, procuro sempre falar sobre temas atuais de interesse do meu público.

2 – Ter um ranqueamento mais alto nos resultados de busca

Esse é o ponto principal da estratégia e é fato que SEO leva tempo para gerar resultados. Para isso, é preciso cumprir os itens e cuidar de cada detalhe importante.

Além de produzirmos um bom conteúdo, é preciso cuidarmos de outros elementos, como:

  • títulos e subtítulos;
  • alt text (texto alternativo);
  • com uso de palavras-chave;
  • palavras-chaves secundárias;
  • assinatura do autor;
  • backlinks internos e externos;
  • estratégia de topic clusters.

3 – Usar palavras-chave corretamente

Usar as palavras-chave de forma correta é um desafio a ser cumprido. No entanto, apenas saber usá-las não garante o impulsionamento do resultado organicamente. É preciso ainda ficar atento à intenção do usuário por trás dela.

Ao produzir um conteúdo com base em uma palavra-chave, você pode utilizar ferramentas como Keyword Planner ou SemRush. Além disso, vale fazer uma busca no Google com sua palavra para entender o que as pessoas procuram sobre ela. 

4 – Escrever títulos e meta descriptions atraentes

Sempre que alguém encontra sua página nos resultados do Google, sua missão é convencê-la a clicar no seu conteúdo. Por isso, eles devem ter títulos e meta descriptions atraentes.

Um estudo da Backlink indica que títulos emocionais têm mais chances de atrair o clique. A dica é focar no problema que o seu público tem e como aquele conteúdo pode ajudar na solução.

5 – Acertar na estratégia mobile

Sabemos que a maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis. Então, seu site deve ser compatível e adaptado aos aparelhos, para manter suas visitas e atrair novos visitantes.

Há alguns anos o Google prioriza páginas com versões móveis no seu ranqueamento. Sendo assim, seu site deve ter bom desempenho em smartphones e tablets. Caso contrário, provavelmente ele não será bem posicionado.

A dica é: ao contratar um desenvolvedor ou criar uma página na web, verificar se o modelo é responsivo e rápido de carregar. 

De acordo com o próprio Google, 53% das visitas são abandonadas se um site demora mais de 3 segundos para carregar. Então já sabe: sua página não pode ter carregamento lento.

6 – Tirar proveito do vídeo nos resultados de pesquisa

Essa é uma dica valiosa, porque muita gente acha que deve investir apenas na produção de textos para estar bem ranqueado. Mas o conteúdo em vídeo também pode ser mais útil, dependendo do que o usuário busca.

Por isso, o Google já trabalha para aprimorar e experimentar os vídeos como resultados de pesquisa. 

Aí vão as dicas de ouro para esse formato: 

  • acerte no uso da palavra-chave;
  • otimize o título, a descrição e miniatura do vídeo;
  • adicione capítulos ao seu vídeo;
  • adicione hashtags.

(Fonte: Rock Content)

Agora que você já tem dicas valiosas para superar os principais desafios no SEO em 2022, já sabe que, além de investir em uma boa produção de conteúdo, é importante contar com uma equipe que cuide de outras necessidades nas configurações da sua página. 

Fique por aqui. Você também pode gostar de ler: 

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